Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Heróis do Mar defrontam esta quinta-feira o Egito, campeão africano e 5.º no Mundial'2025
Seguir Autor:
A Seleção chegou esta quarta-feira a Pamplona, com a motivação redobrada, após bater em jogos-treinos, com grande supremacia, o Barém por 12 e 10 golos - os resultados não foram divulgados pela Federação -, no estágio de Rio Maior.
O ritmo competitivo está a crescer, na contagem decrescente para o Europeu da Dinamarca, Noruega e Suécia (15 de janeiro a 1 de fevereiro), e já nesta quinta-feira segue-se outro teste de grande exigência, frente ao poderoso Egito, campeão africano e 5.º classificado no Mundial'2025, logo atrás dos Heróis do Mar (4.ºs), que estiveram a lutar pelas medalhas.
As quinas tiveram um jogador de peso limitado fisicamente devido a doença nesta segunda fase da preparação, mas o andebolista já recuperou e treinou, potenciando máxima força ao plantel, pelo que o embate promete, frente à equipa de Mohamed Aly, guarda-redes do Sporting, entre muitos outros craques que jogam nos melhores clubes da Europa.
"O Torneio de Espanha será uma boa preparação, visando a competição. Temos seis jogadores novos que nunca foram a um Europeu, pelo que vamos tentar integrá-los da melhor maneira possível, com distribuição de tempo de jogo para cada um", prometeu o selecionador Paulo Pereira, em declarações a Record.
O Torneio de Espanha será uma boa preparação, visando a competição. Temos seis jogadores novos que nunca foram a um Europeu, pelo que vamos tentar integrá-los da melhor maneira possível, com distribuição de tempo de jogo para cada um
Selecionador nacional
Ao site da Federação (FAP), o técnico adiantou: "O estágio tem sido positivo mas, acontecem sempre alguns imprevistos aos quais temos de nos adaptar e corrigir o planeado, como é o caso de um jogador que esteve ausente por doença, tivemos de alterar parte do plano previsto. Dos três treinos que tivemos, conseguimos incluir algum detalhe ofensivo, mas o nosso modelo de jogo vai andar outra vez em torno do que fazemos bem. Depois temos uma ou outra coisa que podemos melhorar, portanto estou muito satisfeito com o que aconteceu até agora.”
Paulo Pereira analisou os jogos com o Barém: "Foram dois jogos extremamente positivos. A equipa do Barém não está exatamente igual [em relação ao duelo nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, onde Portugal ganhou por 26-25, mas foi eliminado dos quartos de final], faltou-lhes um elemento importante, tal como a nós, mas tivemos uma prestação para lá de positiva. É sempre um adversário difícil, implicou que estivéssemos bem nas ajudas e deu para percebemos o que temos de melhorar a nível defensivo.“
No que toca à participação no Torneio Internacional de Espanha, o timoneiro afirma: “Por um lado é bom não nos cruzarmos com equipas europeias no início, vamos enfrentar o Egito e o Irão. O Egito é uma equipa top-mundial, os dois jogos que tivemos com eles ganhámos um e perdemos outro. Agora vamos ter o terceiro e vamos ver o que vai acontecer, mas penso que vão ser dois jogos interessantes. É ótimo para aferirmos como estamos a evoluir. Temos seis caras novas neste grupo, que pela primeira vez podem disputar um Europeu, por isso tudo isto leva a que eu gostasse de ter um pouco mais de tempo, mas ao mesmo tempo a base continua aqui, temos o mesmo modelo de jogo, temos jogadores muito inteligentes que conseguem rapidamente apanhar o que é necessário fazer, por isso acho que vai correr bem.”
As necessidades da equipa foram especificadas: "Precisamos de jogar, convém que a exigência não seja extrema, mas também não pode ser muito fácil, é mais ou menos o que vamos encontrar no Torneio Internacional de Espanha, que é ótimo para preparar a competição principal, o Europeu.”
Já João Gomes, lateral direito que ingressou esta época nos alemães do Gummersbach, elogiou a experiência com a Seleção: "Tem corrido bem, estes dias também serviram para nos voltarmos a ver e conseguirmos trocar ideias em relação ao nosso estilo de jogo e consolidar o que temos vindo a trabalhar nos últimos estágios. É sempre bom testar os nossos limites em jogos-treino, vermos o que funciona ou não. Como são jogos de preparação, podemos experimentar mais para depois trabalhar em competição o que correu bem, e acho que o Torneio Internacional de Espanha vai servir para isso. Vamos ter oportunidade de estar um patamar acima, vamos enfrentar seleções de alto nível, o que permite ver como estamos e o que podemos melhorar.”
É sempre bom testar os nossos limites em jogos-treino, vermos o que funciona ou não. Como são jogos de preparação, podemos experimentar mais para depois trabalhar em competição o que correu bem, e acho que o Torneio Internacional de Espanha vai servir para isso
Lateral direito da Seleção
Portugal vai disputar, em Herning (Dinamarca), o Grupo B do Europeu frente a Roménia (16 de janeiro), Macedónia (18) e Dinamarca (20), com transimissão direta na RTP2.
Os dois primeiros de cada grupo transitam para a Main Round, com os pontos ganhos à equipa apurada da mesma série para a segunda fase.
Agenda do Torneio Internacional de Espanha, transmissão na AndebolTV
Grupo B (hora portuguesa):
Quinta-feira: Portugal-Egito (16h15)
Sexta-feira: Portugal-Irão (16h15)
Sábado: Egito-Irão (16h15)
Grupo A (hora portuguesa):
Quinta-feira: Espanha-Eslováquia (18h30)
Sexta-feira: Eslováquia-Tunísia (18h30)
Sábado: Espanha-Tunísia (18h30)
Jogos de classificação:
Domingo:
3.º do Grupo A com 3.º do B (13h30), 5.º/6.º lugares
2.º do Grupo A com 2.º do B (15h45), 3.º/4.º lugares
1.º do Grupo A com 1.º do B (17h00), 1.º/2.º lugares
Selecionador destaca apontamentos positivos no primeiro ensaio para o Europeu
Heróis do Mar deixam fugir triunfo no Torneio Internacional de Espanha
Heróis do Mar acabaram segunda fase da preparação para o Europeu
Heróis do Mar defrontam esta quinta-feira o Egito, campeão africano e 5.º no Mundial'2025
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo