Carlos Martingo assume que Espanha mereceu vencer
O selecionador português de andebol de sub-20, Carlos Martingo, mostrou-se este domingo orgulhoso pela conquista da medalha de prata no Campeonato da Europa da categoria, na Eslovénia, mas com alguma tristeza à mistura.
"[A medalha de prata] sem dúvida que é grande motivo de orgulho. É evidente que não era a medalha que, depois do percurso que fizemos, queríamos e que achamos que merecíamos. De qualquer maneira, hoje a Espanha foi melhor do que nós", disse.
Carlos Martingo endereçou os parabéns à Espanha e a todos os jogadores portugueses, que o deixaram orgulhoso do trabalho que fizeram neste campeonato, e não duvida que estes jovens ajudarão a seleção principal a estar no maior patamar mundial.
"Sabemos que o principal objetivo das seleções de formação é poderem fornecer jogadores para a equipa principal, prepará-los para estarem aptos a competir e habituados a competir contra as melhores equipas do mundo, e ganhar -- que é o que tem acontecido", adiantou.
O técnico nacional disse ter a certeza de que alguns destes atletas terão a oportunidade, a curto/médio prazo, de poder integrar a seleção principal.
"Penso que seguimos o nosso caminho e que iremos continuar a seguir. Estamos plenamente conscientes e confiantes no processo que estamos a realizar, que irá continuar a trazer frutos para a equipa sénior", considerou.
Portugal falhou a conquista do inédito título europeu de sub-20 de andebol ao perder por 35-31 com a Espanha, em Celje, na Eslovénia, numa partida em que não conseguiu manter os níveis exibicionais que até então tinha apresentado.
A seleção lusa, que na Main Round (fase principal) tinha vencido a Espanha (38-37), chegou invicta à final, com seis vitórias e um empate, mas no decisivo duelo ibérico atuou uns furos abaixo do seu potencial, pecando na eficácia.
Ricardo Brandão foi considerado o melhor pivô desta edição do Europeu, dois anos depois de Martim Costa e Francisco Costa terem arrecadado a distinção de melhores laterais da competição, que foi disputada em solo português.
Seleção melhorou em relação ao primeiro jogo particular entre as duas equipas em Moimenta da Beira
No 1.º de dois jogos particulares de preparação para o Europeu de 2026
Portugl inicia hoje a disputa do Torneio Terras do Demo, em Moimenta da Beira
Formação de Paulo Pereira joga esta quinta-feira em Moimenta da Beira
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão