Competição decorre em Pingtan, na China
As seleções portuguesas feminina e masculina de andebol de praia apuraram-se hoje para a fase principal do Campeonato do Mundo, a decorrer em Pingtan, na China, respetivamente na primeira e segunda posições dos seus grupos.
No setor feminino, Portugal terminou invicto na primeira posição do Grupo A da fase preliminar, com triunfos sobre as Filipinas (2-1, 18-19, 22-10 e 6-5 nos penáltis), a anfitriã China (2-0, 18-14 e 20-9) e Austrália (2-0, 13-2 e 17-6).
Portugal passou para a fase principal (main round) só com vitórias e vai prosseguir a participação no Mundial frente à Croácia, na quinta-feira, e, depois, diante de Espanha e Argentina, na sexta-feira.
No setor masculino, a seleção portuguesa terminou na segunda posição do Grupo C, com uma derrota frente à campeã mundial Croácia (2-0, 16-12 e 22-20) e vitórias sobre Porto Rico (2-0, 26-12 e 28-8) e Argentina (20-15 e 23-14).
Na quinta-feira, Portugal prossegue a sua caminhada rumo à fase a eliminar defrontando os Estados Unidos e, na sexta-feira, a Alemanha e o Qatar.
As competições masculina e feminina da 11.ª edição do Campeonato do Mundo de andebol de praia contam com 16 seleções cada, tendo sido inicialmente divididas, na ronda preliminar, em quatro grupos de quatro.
As três primeiras seleções de cada grupo (12 no total) avançam para a 'main round' (fase principal), em que serão divididas em dois grupos de seis equipas cada, transitando com os pontos amealhados entre si.
As quatro primeiras classificadas de cada um dos dois grupos apuram-se para os quartos de final, avançando os vencedores para as meias-finais e, por último, para a final.
Na última edição do Mundial, em 2022, que decorreu em Heraklion, na Grécia, Portugal alcançou o oitavo lugar em femininos, que teve como vencedor a Alemanha, e o 10.º lugar em masculina, em que o ouro foi entregue à Croácia.
O Mundial decorre até domingo em Pingtan, na China.
Triunfo e liderança à condição no Campeonato
Triunfo (38-30) na abertura da 8.ª jornada do Campeonato
Martim Costa, Orri Thorkelsson e Mohamed Aly também distinguidos após triunfo do Sporting frente ao Veszprém
Sporting alcança vitória épica sobre o Veszprém na Champions, com golo de Martim Costa no último segundo
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21