A portuguesa Agate Sousa qualificou-se este sábado para a final do concurso do salto em comprimento dos Campeonatos do Mundo Tóquio2025, com os 6,81 metros alcançados na terceira tentativa da qualificação.
A atleta medalha de bronze nos Europeus Roma2024, de 25 anos, conseguiu a terceira melhor marca da qualificação, no seu terceiro salto, ficando apenas atrás da norte-americana Tara Davis-Woodhall e da francesa Hilary Kpatcha, com 6,88 e 6,85, respetivamente.
Agate Sousa começou a qualificação com um salto nulo, prosseguiu com 6,67 - que já lhe valiam a presença na final - e terminou com a marca de qualificação direta para a final, marcada para domingo, às 20:40 locais (12:40 em Lisboa).
"Não quero falar das minhas dores. Estou feliz, só estou focada em ter passado. E, amanhã [domingo], deixar tudo na pista, dar o meu melhor", disse aos jornalistas, após a prova.
Sem querer mencionar a lesão, que ainda assim tem feito com que tenha participado em "poucas competições esta época", o que a deixou um pouco "de pé atrás, muito nervosa por causa dos nulos", esta qualificação deixa-a "mais confiante" para a final.
"Levei a qualificação como um treino, agora tenho mais noção do estádio e do ambiente. Na final, não vou estranhar tanto", declarou.
Questionada sobre que objetivo leva para a disputa das medalhas, apontou a fazer um resultado entre as oito melhores. "É o primeiro Mundial, temos de ser humildes", referiu.
O melhor resultado luso no salto em comprimento é o quarto lugar alcançado por Naide Gomes, em Osaka2007 e Berlim2009.
Prova decorre em Tóquio
Portuguesa revela confiança
Português diz que deixa Tóquio com "sabor amargo"
Portuguesa fica de fora das meias-finais
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United