Portuguesa fica de fora das meias-finais
A portuguesa Lorène Bazolo terminou este sábado em 32.º a qualificação dos 100 metros dos Campeonatos do Mundo de atletismo Tóquio2025, ficando de fora das semifinais.
Na quarta participação em Mundiais, Bazolo, de 42 anos, voltou a não passar das eliminatórias, correndo a distância em 11,34 segundos, longe dos 11,10 que tem como recorde nacional, estabelecido em 2021 e igualado já este ano.
A portuguesa correu na segunda série, vencida pela jamaicana Tina Clayton (11,01), acabando no sexto lugar, tendo esta 'heat' rendido o apuramento à britânica Dina Asher-Smith, segunda com 11,07, e à polaca Ewa Swoboda, terceira com 11,18.
A mais rápida da qualificação foi Julien Alfred, de Santa Lúcia, com 10,93, enquanto a repescagem fechou nos 11,18, da atleta das Bahamas Anthaya Charlton.
"Tentei dar o meu melhor. As provas não são iguais. Dei o meu melhor, o objetivo era passar à segunda fase e não consegui", admitiu a velocista aos jornalistas, após correr a sua série.
Confessando estar "um pouco triste de não passar" e de o seu melhor não ter sido "suficiente", explicou ainda não poder dizer se foi na partida que perdeu tempo importante, tendo sentido que "tecnicamente foi melhor".
"Não sei se o tempo também não ajudou, mas tivemos todas as mesmas condições, não é desculpa. Tenho de me focar nos 200 metros, tentar ir à luta, e aí tentar passar à segunda fase. O balanço vai ser feito depois", acrescentou.
Bazolo, olímpica por Portugal no Rio2016, Tóquio2020 e Paris2024, vai ainda correr os 200 metros, distância em que também é recordista nacional, com 22,61 segundos, marcados já em 2025.
O melhor resultado luso nos 100 metros pertence a Lucrécia Jardim, que foi 23.ª em Atenas1997.
Prova decorre em Tóquio
Portuguesa revela confiança
Português diz que deixa Tóquio com "sabor amargo"
Portuguesa fica de fora das meias-finais
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Interrogatório do Benfica-Santa Clara