As ausências de Sandra Silva e Rui Coelho na convocatória da Seleção Nacional para os Europeus de Atletismo estão a dar que falar e, depois da tomada de posição pública de ambos os marchadores, agora foi a vez de Ana Oliveira, coordenadora do atletismo do Benfica, também comentar o assunto. No caso, Ana Oliveira refere-se apenas a Rui Coelho, marchador do clube da Luz que recentemente esteve no Mundial de Eugene, considerando que a sua ausência na convocatória para Munique é "extremamente injusta e inexplicável".
Na sua publicação, Ana Oliveira diz ter contactado a Federação "quando soube que alguns atletas iam 'ser corridos da convocatória' para o Europeu" e que nessa conversa lhe foi comunicado que tal decisão se devia à "má prestação no Mundial" do atleta - foi 39.º nos 35 quilómetros -, mas também à sua má forma física atual, que terá sido partilhada pelo Treinador Nacional do sector ao Diretor Técnico Nacional (DTN).
"Mensagem que interpretei daquilo que me disseram: não devias ter ido ao Mundial porque mais valia teres sido 'o primeiro dos últimos' (os que não conseguiram ir) que o 'último dos primeiros' (os que conseguiram apuramento e participar no mundial). Também fiquei com a ideia que mais valia teres desistido na prova no Mundial que lutado e chegado ao fim. Para a próxima já sabes... Se vês que não vais posicionado para ganhar medalha ou ficar no meio da tabela... Desiste!", escreveu, dirigindo-se diretamente ao seu atleta.
Ana Oliveira coloca ainda em causa os critérios de avaliação do Treinador Nacional (TN) da Marcha, que considera "muito específicos e próprios", pois "parece que ninguém concorda com ele ou os conhece mas ele é que tem razão". "Tal como tu, também gostava de conhecer esses critérios, porque ao que parece conseguiu convencer toda a DTN que tu estás mesmo mal fisicamente!", acrescenta.
A diretora do Benfica continua o tom de ataque. "Por outro lado, também acho que a FPA nos devia informar de algo mais profundo e estranho que se deve estar a passar porque, pelos vistos, o TN de marcha já tem a certeza que no dia 16 de Agosto de 2022 A TUA participação no Europeu iria ser uma desgraça e, de acordo com a decisão, em nada iria honrar a camisola de Portugal", escreveu.
"Lamento imenso, Rui. É muito injusto! Lamento também e muito que os teus colegas solidários, outros treinadores solidários convosco e nós enquanto clube, indignados e juntos pela razão, nada tivéssemos conseguido fazer para inverter esta decisão! Para satisfação de alguns egos, reconheço que o 'Poder' de quem decidiu é sem dúvida muito maior que a vontade e o parecer de todos nós ! #siga #viva o atletismo em [Portugal].
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Foi subscrita por mais de 12 mil pessoas
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Treinador português terá apresentado a demissão "por motivos pessoais"
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países