O português Etson Barros ficou este sábado afastado da final dos 3.000 metros obstáculos dos Campeonatos do Mundo Tóquio2025, com a 28.ª marca da qualificação.
O atleta do Benfica, de 24 anos, cumpriu a prova em 8.38,58 minutos, que lhe valeram o nono lugar da acidentada terceira série, falhando os cinco lugares que davam acesso à final, marcada para segunda-feira, com o 28.º posto entre os participantes nas eliminatórias.
"Foi uma corrida em que tentei desgastar-me o menos possível, controlando o melhor atleta da série [o marroquino Soufiane El Bakkali], que fez uma prova tática e que foi fácil para ele", começou por dizer Etson Barros.
Na zona mista do Estádio Nacional do Japão, o estreante em Mundiais reconheceu que "podia ter arriscado mais".
"Sentia-me bem na corrida. No final, o ritmo esticou um pouco e podia ter arriscado um pouco mais, porque não tinha nada a perder. Saio daqui com sabor amargo. O meu objetivo era sempre passar à final, mas o prémio grande foi estar pela primeira vez", reconheceu.
Etson Barros, que tem como melhor marca o recorde nacional de 08.12,19 conseguido no mês passado, ficou aquém do 11.º lugar alcançado por José Regalo, em Roma1987, que permanece como a referência nacional na disciplina.
Por LusaProva decorre em Tóquio
Portuguesa revela confiança
Português diz que deixa Tóquio com "sabor amargo"
Portuguesa fica de fora das meias-finais
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United