João Barros: «Temos atletas de elevadíssima craveira»

A equipa feminina campeã em título e uma formação masculina que combina juventude e experiência são as apostas de Portugal para o Campeonato da Europa de corta-mato, dia 13, em Dublin, afirmou esta quinta-feira o Director Técnico Nacional (DTN), João Barros.

Na apresentação das equipas, realizada hoje em Albufeira, cidade que sucederá a Dublin como anfitriã do Europeu de Corta-mato, em 2010, o DTN e selecionador nacional, João Barros, não quis traçar objectivos altos, garantindo apenas que "os atletas, tanto seniores, como sub-23 e juniores, estão a trabalhar bem e tudo farão para conseguir os melhores resultados possíveis".

PUB

"Temos atletas de elevadíssima craveira, que já venceram diversas provas, foram medalhados noutras categorias e vão fazer tudo para conseguir o melhor resultado possível", disse João Barros, frisando o facto de "a selecção feminina ser composta pelas mesmas atletas que conquistaram o título colectivo em 2008."

Apesar de o director técnico não assumir as medalhas como objectivos, a equipa sénior feminina, composta por Jessica Augusto, Ana Dias, Inês Monteiro, Ana Dulce Félix, Anália Rosa e Sara Moreira, está de olhos postos na renovação do título.

"No ano passado conquistei a medalha de prata e é legítimo pensar agora em algo mais. Treino para ser campeã, mas estou consciente das dificuldades, porque há outras atletas a treinar com o mesmo objectivo e é também preciso estar num bom dia. E quero ajudar a equipa a vencer e reconquistar o título", disse Jessica Augusto.

PUB

A revalidação do título foi também definida como objectivo por Ana Dias, capitã da selecção feminina sénior, que advertiu que "as inglesas vão estar muito fortes".

"Pessoalmente, se concluir [a prova] nos 20 primeiros será bom, mas quero fazer o melhor pela selecção e gostava de estar também no Europeu do próximo ano, em Albufeira, para me despedir em casa", disse a veterana atleta, natural do Algarve.

Uma equipa mais equilibrada

PUB

A seleção sénior masculina é composta por Alberto Paulo, Eduardo Mbengani, José Rocha, Licínio Pimentel, Ricardo Ribais e pelo "capitão" José Ramos, que pretende "fazer melhor do que a equipa fez no ano passado", quando foi apenas oitava.

"Em 2008 as coisas não correram bem. Este ano, penso que temos uma equipa mais equilibrada. Ganhar medalhas não é fácil, não quer dizer que não possamos conseguir, mas o principal é fazer um bom campeonato e melhorar o resultado", afirmou Ramos, para quem "a junção de veteranos e jovens ajuda sempre".

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, disse estar convicto de que as selecções "podem voltar a ter bons resultados" e agradeceu ao presidente da câmara de Albufeira, Desidério Silva, igualmente presente, as condições proporcionadas para o estágio de preparação que as seleções estão a realizar na cidade algarvia desde dia 30 de Novembro até domingo.

PUB

Mota lembrou ainda que, em Dublin, Desidério Silva "vai receber dos organizadores do Europeu de 2008 a bandeira que assinala a passagem de testemunho à cidade anfitriã da próxima edição" da competição, numa ocasião que o autarca disse querer aproveitar "para promover a cidade, o desporto e a modalidade, à qual Albufeira tem estado fortemente ligado."

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Atletismo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB