A atleta Salomé Afonso apurou-se hoje para a final dos 1.500 metros dos Mundiais de pista coberta, que decorrem em Glasgow, com um tempo de 4.07,55 minutos, a valer o segundo lugar na terceira manga das eliminatórias.Obrigada a ficar num dos três primeiros lugares para 'carimbar' a presença na corrida decisiva, a meio-fundista lisboeta esteve quase sempre entre as três atletas da frente e concluiu a manga somente atrás da etíope Diribe Welteji, corredora que se apresentou para os Mundiais com o segundo melhor tempo da época entre as 28 participantes.
Depois de ter ficado de fora da final nos Europeus de pista coberta de Istambul, realizados em março de 2023, a atleta portuguesa alcançou o quinto melhor tempo entre as quatro mangas da eliminatória e é uma das 12 atletas que vai disputar a final dos Mundiais, agendada para as 21:45 de domingo.
A marca de Salomé Afonso ficou ainda três décimas acima do seu recorde pessoal, de 4.07,25 minutos, estabelecido em 21 de janeiro, no Luxemburgo, que corresponde ao 18.º melhor tempo da época entre as atletas que se apresentaram na Escócia.
Após a corrida, a portuguesa, de 26 anos, frisou que o "segredo é gastar o mínimo de energia possível até à última volta" e mostrou-se agradada por finalmente se apresentar "num grande campeonato" ao nível que tem treinado.
"Tentei gastar o mínimo possível [de energia] e tentar controlar as movimentações vindas de trás. Tentei fazer uma corrida muito estável em termos de posição, e isso foi fundamental nesta prova. Estou preparada para a final. Espero sair com o recorde pessoal", disse, num vídeo publicado pela Federação Portuguesa de Atletismo, na sua página da rede social Instagram.
Também nos 1.500 metros, mas na competição masculina, o recordista nacional Isaac Nader disputa hoje as eliminatórias, a partir das 20:10, antes de João Coelho e Omar Elkhatib disputarem as meias-finais dos 400 metros, a partir das 21:10.
Por LusaPortuguês entre os cinco finalistas; sueco Armand Duplantis é o grande favorito
Português vence prova em Hole, na Noruega,
Campão mundial dos 1500 metros vai permanecer de águias ao peito
Atleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1