Cabo Verde foi selecionado em dezembro de 2020, através de um concurso africano, para acolher este centro, que terá como principal finalidade potenciar o desenvolvimento da modalidade no arquipélago e nos PALOP - cuja sede ainda é em Dacar, no Senegal -, mas a sua implementação na Praia foi atrasada com a pandemia de covid-19.
"Tem o objetivo de potencializar o talento dos nossos atletas e profissionais do desporto, visando maior desenvolvimento e internacionalização dos mesmos, bem como acolher os mais diversos eventos desportivos ligados ao atletismo, quer no plano competitivo, quer formativo", divulgou hoje o Governo cabo-verdiano, que assinou um protocolo de cooperação para a operacionalização do centro com a Confederação Africana de Atletismo (CAA), o Instituto do Desporto e da Juventude, a Federação Cabo-verdiana de Atletismo e o Comité Olímpico de Cabo Verde.
O futuro Centro Africano de Desenvolvimento do Atletismo, a instalar no Estádio Nacional, nos arredores da capital cabo-verdiana, está projetado para acolher os diversos eventos desportivos ligados ao atletismo.
Para o ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, o centro vai incentivar o desenvolvimento e descoberta de novos talentos nacionais em atletismo. A presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, realçou na cerimónia a mais-valia que a infraestrutura terá na formação nacional. "Este centro chega aqui depois de uma conversa realizada em Doa, Qatar, com estes responsáveis e hoje poderemos ter à disposição um centro que irá dar um contributo marcante para o atletismo nacional", disse a dirigente olímpica cabo-verdiana.
Víctor Sánchez completou há cerca de semana e meia a Maratona de Barcelona
Ex-atleta paralímpico sul-africano foi condenado 13 anos e cinco meses de prisão por balear a namorada Reeva Steenkamp
Exemplo de Carlton Palmer (ou falta dele) mereceu críticas
Prova, que terá a sua 3.ª edição dentro de um mês, entra no calendário internacional
Antigos colegas de Seleção ou mesmo de profissão ao lado do avançado, que criticou a postura de Susana Torres
Clube andaluz detém uma parte significativa dos direitos do jogador
Jogador reage a vídeo partilhado pela mental coach nas redes sociais
Jogador alemão fez o que quis dos adversários belgas