Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo escreveu carta à FPA
A Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo (APOPA), que diz representar "a comunidade ativa do atletismo nacional", escreveu uma carta, tornada pública, à Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) "para exigir a abertura imediata de um canal de diálogo".
De acordo com a AOPA, o "objetivo central é discutir propostas que visam o crescimento sustentável da modalidade, com foco nas medidas de impacto direto, como a aplicação de uma taxa sobre atletas amadores e a uniformização das taxas de homologação".
Eis a carta enviada pela instituição à Federação:
"CARTA ABERTA Diálogo Urgente para o Atletismo: APOPA Exige Respostas da FPA sobre Taxas e Homologações
A quem se dirige: Atletas, Clubes, Organizadores de Provas e Amantes do Atletismo.
A Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo (APOPA), que representa a comunidade ativa do atletismo nacional, dirige-se publicamente à Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) para exigir a abertura imediata de um canal de diálogo.
O nosso objetivo central é discutir propostas que visam o crescimento sustentável da modalidade, com foco nas medidas de impacto direto, como a aplicação de uma taxa sobre atletas amadores e a uniformização das taxas de homologação.
Acreditamos que a experiência da APOPA é indispensável para uma análise completa das implicações práticas destas medidas.
Cronologia do Bloqueio
1. 25 de maio: Envio da primeira comunicação à FPA a solicitar reunião. Sem resposta.
2. 30 de agosto: Envio de um segundo e-mail de insistência.
3. Resposta da FPA: Condicionamento da reunião à desistência da ação que a APOPA tem a decorrer nos tribunais.
Esta recusa em dialogar – e o preocupante bloqueio imposto pela FPA – é um sinal de que o futuro do Atletismo Português está a ser decidido de forma unilateral, sem ouvir os agentes envolvidos.
Apelo e Exigência
A APOPA apela e exige que a FPA anule a condição imposta e agende, com a máxima urgência e transparência, uma reunião de trabalho.
O desenvolvimento do nosso desporto não pode depender do silêncio ou da imposição. Juntos, exigimos que o diálogo se sobreponha ao conflito.
Contamos com o apoio de toda a comunidade do Atletismo.
A Direção da APOPA
03 de outubro de 2025
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Campeã olímpica de 67 anos terminou a corrida em 17 minutos e 10 segundos
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Avançado do Toluca brilha no México
Glen De Boeck tinha 54 anos
Marek Papszun acusou o clube de não o querer deixar sair para o Legia Varsóvia