Armand Duplantis revalida título da Diamond League, mas sem o brilho habitual

Sueco ficou-se pelos 6 metros na decisão disputada hoje em Zurique

Armand Duplantis conquista a Liga de Diamante em Zurique, com 6,00 metros
Armand Duplantis conquista a Liga de Diamante em Zurique, com 6,00 metros • Foto: EPA

O sueco Armand Duplantis conquistou esta quarta-feira, em Zurique, a final da Diamond League do salto com vara, pela quinta vez, com apenas 6,00 metros, mostrando-se menos dominador do que tem sido habitual.

Recordista mundial, com 6,29 metros, o sueco ficou bem longe dessa marca, com o grego Emmanouil Karalis saltar a mesma altura, mas com mais derrubes - o sueco passou à primeira, o helénico somente à terceira.

Depois, a 6,10 metros, o sueco fracassou claramente, o que não impediu que fosse, de longe, o mais aplaudido das provas realizadas na Sechseläutenplatz, na véspera da final prosseguir no estádio.

Esta quarta-feira, numa espécie de aquecimento para o programa principal, foi dia de salto com vara, salto em altura feminino, salto em comprimento masculino e lançamento do peso.

Para Duplantis, a cerca de duas semanas dos Mundiais de Tóquio, fica de qualquer forma o ganho monetário considerável e o feito de conseguir a 42.ª vitória na Diamond, notável para quem ainda só tem 26 anos.

Na vara feminina, foi a norte-americana Katie Moon a ganhar, pela segunda vez, com 4,82 metros, à frente das compatriotas Sandi Morris e Emily Grove, ambas com 4,75.

Domínio dos Estados Unidos também no peso, com Joe Kovacs a vencer pela terceira vez, com 22,46 metros, ao quarto ensaio, bem à frente do seu compatriota Payton Otterdahl (22,07). Uma vitória importante para Kovacs, que ainda sonha com um eventual wild card para os Mundiais - mas só se Ryan Crouser não for.

No setor feminino, a canadiana Sarah Mitton, vice-campeã mundial, acabou o concurso na frente, recebeu o troféu, mas viria a ser relegada para a 3.ª posição, depois da sua melhor tentativa, a 20,67, ter sido anulada. Com isso, o título foi para a holandesa Jessica Schilder (20,26), com Chase Jackson, a grande favorita por ser a melhor do ano de forma clara, a ficar em 2.ª, com 20.08. Mitton, por seu turno, teve 19,99 metros como melhor marca.

A vitória no salto em altura feminino foi para a australiana Nicola Olyslagers, com 2,04 metros, novo recorde da Oceânia. Em segundo, a dois centímetros, ficou a ucraniana Yaroslava Mahuchick, a atual recordista mundial, ao passo que Morgan Lake, com novo recorde britânico (2.00), fechou o pódio.

Na última prova do dia veio finalmente o primeiro motivo de festa suíça. Simon Ehammer conseguiu o título no salto em comprimento, com 8,32 metros. O italiano Mattia Furlani, com 8,30, ainda ameaçou na tentativa final, mas acabou por ser insuficiente. Completou o pódio o australiano Liam Adcock, com 8,24, ao passo que o campeão olímpico Miltiadis Tentoglou foi último colocado, com 7.66 metros.

No programa de quinta-feira estão inscritos quatro portugueses, sendo que Pedro Pichardo, no triplo salto, e Isaac Nader, nos 1.500 metros, estão na luta pelos diamantes. Fatoumata Diallo compete numa prova prévia dos 400 metros barreiras, ao passo que Salomé Afonso será lebre nos 3.000 metros.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Atletismo
Notícias
Notícias Mais Vistas