Sevilha - A sportinguista Delfina Joaquim também participará (nos 400 m barreiras) no Mundial de Sevilha. A atleta angolana, treinada por Bernardo Manuel e Moniz Pereira, viajou de Lisboa com a comitiva portuguesa e está instalada no mesmo (luxuoso) hotel onde se encontram as delegações de Portugal, França, Suécia e... Estados Unidos.
Contando com os estrangeiros Delfina Joaquim, Francis Obikwelu (que fará 200 m e 4x100 m) e Amarildo Almeida (o jovem guineense dos 100 m), o Sporting “ultrapassa” o Benfica no número de atletas presentes neste Mundial. Fica assim reparada a preocupação do prof. Moniz Pereira, que não gostou nada da notícia de Record que dava a maioria (portuguesa) ao Benfica em Sevilha (6-5)...
Entretanto, Angola far-se-á representar também pelo antigo atleta do Belenenses e Benfica, João N’Tyamba, corredor de 5000 metros que tem estado a estudar numa universidade americana.
DOMINGOS CASTRO CHEGA SÁBADO MAS... SÓ PARA VER
Domingos Castro, que falhou por pouco a qualificação para o Mundial, não deixará de estar presente nos primeiros dias dos campeonatos. Viajará sábado até Sevilha e assistirá às provas até às finais de 1500 m (Rui Silva) e 10 000 m (António Pinto), na próxima terça-feira. Recorde-se que Domingos era um dos três atletas portugueses que apenas falhara a primeira edição do Mundial. O atleta sportinguista ficará alojado no hotel onde estão a generalidade dos técnicos portugueses, nos arredores de Sevilha.
SELECÇÃO NACIONAL SEM CAPITÃO DE EQUIPA
Ao contrário do que vinha sendo habitual, este ano não foi designado nenhum capitão de equipa. Segundo o dirigente federativo, António Nobre, que chefia a selecção, o facto de se tratar de uma competição estritamente individual, na qual os atletas chegam e partem consoante as provas que realizam, não justificava essa escolha. Além disso, todos os dias se realizam reuniões entre todos os elementos da equipa, pelo que qualquer problema que surja é de imediato resolvido.
SEIS REFERIDOS NAS PREVISÕES DA ORGANIZAÇÃO
Fernanda Ribeiro é apontada como a grande favorita aos 10 000 metros numa previsão dos serviços de Imprensa deste Mundial, os quais a colocam também entre as favoritas para os 5000 metros, prova na qual a atleta portuguesa não participará. Também Manuela Machado é considerada como forte candidata, a par das japonesas, na maratona. Menos relevo é dado a Carla Sacramento (talvez devido ao seu tempo deste ano aos 1500 m não estar entre os melhores).
No sector masculino, três nomes são também citados. Rui Silva é referido como uma das hipóteses nos 1500 metros, a par dos inevitáveis El Guerrouj e Ngeny, dos três espanhóis, de Morceli e de Ali Sadi-Sief. António Pinto é citado como o “único homem que pode fazer sombra ao poder africano”.
Finalmente, Carlos Calado é referido no salto em comprimento como um dos nomes que podem estar entre os primeiros (para além do despique Pedroso-Lamela), a par do americano Eric Walder e do australiano Taurima.
No entanto, vários erros podem ser detectados neste trabalho, desde a ausência de Gete Wami entre as candidatas aos 10 000 metros, à referência ao título europeu de Carla Sacramento em Budapeste (foi segundo, ganhando, sim, mas o Mundial de Atenas) e à localização do recente recorde de António Pinto (Monte Carlo em vez de Estocolmo).
A 13.ª edição da iniciativa leonina realizou-se este domingo e contou com caras conhecidas do clube
Iniciativa leonina acontece este domingo
Norte-americano Marvin Bracy-Williams acusado de três violações das regras antidoping
Iniciativa leonina acontece no próximo domingo
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Organismo reforçou vigilância das redes sociais e denunciou 11 pessoas por esta conduta às autoridades internacionais