Rússia foi excluída das provas internacionais em 2015 por conivência com o doping
A World Athletics abriu esta quarta-feira as portas à reabilitação da Federação de Atletismo da Rússia, excluída desde 2015 das provas internacionais por conivência com o doping, caso esta aplique um conjunto de reforços até 1 de março de 2021.
"Se o recém-eleito presidente da federação, Pyotr Ivanov, fizer os esforços necessários e assumir o apoio dos decisores de Moscovo e nas regiões, os nossos especialistas vão ajudá-lo a conseguir a reintegração no Atletismo Mundial e o regresso dos atletas russos para a arena internacional", revelou o chefe do grupo de trabalho sobre a Rússia.
Rune Andersen, que falava por videoconferência, assumiu que se o plano estratégico for cumprido, o painel que lidera fará uma recomendação positiva ao conselho da World Athletics e tudo isto "pode fazer-se antes de 1 de março", destacando que essa será mesmo a "data limite".
O plano com objetivos "claros" e "compreensíveis" contará com o contributo de quem já está a ajudar, o australiano Peter Nicholson, perito em doping, e o advogado lituano Valdas Stankevicius, aos quais se junta a antiga subdiretora do laboratório antidoping russo, Margarita Pajnotskaya.
A atitude "sensível e compreensiva" que os novos dirigentes da federação estão a revelar pode ajudar a Rússia, que ainda não sabe se poderá apresentar atletas a competir como neutros nas competições internacionais.
"Devemos esperar e ver como evolui a situação. Mas essa possibilidade existe", assumiu Rune Andersen.
Sete atletas terão sido incluídos num grupo apto a competir em 2021, entre os quais três campeões do mundo, a tripla campeã do salto em altura, Maria Lasitskene, a de salto à vara, Anzhelika Sidorova, e o dos 110 metros barreiras, Serguei Shubenkov.
O recém-eleito presidente da federação, que liderava a federação de triatlo, assumiu logo após a sua eleição que se vai reunir com este trio, muito crítico do organismo pelos seus fracassos na luta contra o doping.
Em março, a World Athletics anunciou que Moscovo poderia enviar até 10 atletas neutros aos Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus.
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom