Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Atleta e defesa do clube encarnado iam ser ouvidos esta terça-feira
Seguir Autor:
As audiências no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) entre o atleta Pedro Pablo Pichardo e o Benfica, marcadas para esta terça e quarta-feira, foram adiadas, ainda para data a determinar, disse à Lusa fonte judicial.
De acordo com informação obtida junto do TAD, as audiências do julgamento foram adiadas para fevereiro, a pedido das partes em litígio.
O campeão olímpico do triplo salto em Tóquio'2020 seria o primeiro a ser ouvido no TAD, hoje, durante quatro horas, a partir das 09:30, um dia antes de clube lisboeta apresentar a sua defesa.
As alegações finais do processo estavam inicialmente marcadas para 18 de fevereiro, às 09:30.
Relacionadas
Em causa está a ação apresentada pelo atleta de 32 anos, que, além do título olímpico, conquistou ainda a prata nos Jogos Paris2024, os títulos mundiais em Oregon2022 e Tóquio2025 e europeu em Munique2022, em 12 de março de 2025, para indemnização e reconhecimento de justa causa na rescisão de contrato unilateral com o Benfica.
Pichardo avançou com esta ação contra o clube encarnado, que representou desde 26 de abril de 2017 e até 13 de janeiro de 2025, quando rescindiu contrato com o Benfica, que era válido até ao fim dos Jogos Los Angeles2028, alegando divergências irreconciliáveis.
O atleta reivindica 1,1 milhões de euros, por falta de cuidados médicos e ter ficado impedido de recorrer ao seguro de saúde, enquanto o Benfica, em resposta, reclama o pagamento de dois milhões de euros, alegando incumprimento das obrigações contratuais, danos de reputação e prejuízos desportivos na "imagem da maior instituição do país", apesar de ter instaurado, no início do ano passado, um processo disciplinar a Pichardo, com vista ao seu "despedimento". AO
O clube revelou que o atleta "foi notificado no passado dia 03 de janeiro de 2025 de um processo disciplinar com vista ao seu despedimento", por ter faltado "a exames médicos para os quais estava convocado depois dos Jogos Olímpicos, bem como o facto de ter recusado a inscrição na plataforma de atletas, apesar de ter sido por diversas vezes solicitado para tal".
O litigio entre Pichardo e o Benfica já contou com vários incidentes, nomeadamente o pedido por parte da defesa do atleta do afastamento do presidente do Colégio Arbitral do TAD, "por manifesta falta de imparcialidade", segundo noticiou o Diário de Notícias, em novembro de 2025, após a audiência prévia das partes.
Campeão mundial do salto em comprimento de pista curta
Hyberic Run já tem mais de 500 inscritos e conta com o apoio do Município e do emblema flaviense
Campeão olímpico diz que tem muito para ensinar
Atleta queniano proibido de competir até 7 de janeiro de 2031
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos