Lançadora do peso com qualificação direta para a final de hoje, com a marca de 18,55 metros
Auriol Dongmo não defraudou as expectativas no primeiro dia dos Europeus de pista coberta, em Torun, Polónia, ao garantir a final no lançamento do peso, que tem lugar hoje a partir das 18h06, hora em Portugal.
A luso-camaronesa, de 30 anos, e que disputa a sua primeira grande competição por Portugal, conseguiu o apuramento direto, com 18,55 metros, sendo que a sua maior rival à corrida ao ouro, a alemã Christina Schwanitz, fez melhor (18,86 m). Já a Maria Belen Toimil foi a sensação da qualificação, ao bater o recorde de Espanha (18,64 m).
Dongmo, que chegou a estes Europeus como líder mundial do ano, reconheceu que a qualificação foi “um bocadinho difícil”, porque “o aquecimento foi muito em cima da prova”. Mas, referiu ainda em declarações à assessoria da Federação (FPA), que o importante “é que consegui a qualificação e agora vou estar mais concentrada”.
Com o primeiro dia a terminar com a boa notícia do apuramento de Mariana Machado para a final dos 3000 metros, menos sucesso teve o trio que participou nos 1500 metros. Nuno Pereira foi o melhor, ao ser 9º na sua meia-final, com a marca 3.42,38 minutos, muito perto do seu recorde pessoal (3.42,10). Em 9º e noutra série terminou também Isaac Nader (3.44,15), enquanto José Carlos Pinto foi 12º na respetiva eliminatória, com 3.56,44 minutos.
Campão mundial dos 1500 metros vai permanecer de águias ao peito
Atleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Provas correm-se no próximo fim de semana
Depois da conquista da medalha de ouro nos mundiais de Atletismo de Tóquio
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida