Lançadora do peso com qualificação direta para a final de hoje, com a marca de 18,55 metros
Auriol Dongmo não defraudou as expectativas no primeiro dia dos Europeus de pista coberta, em Torun, Polónia, ao garantir a final no lançamento do peso, que tem lugar hoje a partir das 18h06, hora em Portugal.
A luso-camaronesa, de 30 anos, e que disputa a sua primeira grande competição por Portugal, conseguiu o apuramento direto, com 18,55 metros, sendo que a sua maior rival à corrida ao ouro, a alemã Christina Schwanitz, fez melhor (18,86 m). Já a Maria Belen Toimil foi a sensação da qualificação, ao bater o recorde de Espanha (18,64 m).
Dongmo, que chegou a estes Europeus como líder mundial do ano, reconheceu que a qualificação foi “um bocadinho difícil”, porque “o aquecimento foi muito em cima da prova”. Mas, referiu ainda em declarações à assessoria da Federação (FPA), que o importante “é que consegui a qualificação e agora vou estar mais concentrada”.
Com o primeiro dia a terminar com a boa notícia do apuramento de Mariana Machado para a final dos 3000 metros, menos sucesso teve o trio que participou nos 1500 metros. Nuno Pereira foi o melhor, ao ser 9º na sua meia-final, com a marca 3.42,38 minutos, muito perto do seu recorde pessoal (3.42,10). Em 9º e noutra série terminou também Isaac Nader (3.44,15), enquanto José Carlos Pinto foi 12º na respetiva eliminatória, com 3.56,44 minutos.
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista