Federação daquele país africano poderá ser impedida de participar nos Jogos Olímpicos
A seleção nigeriana de atletismo poderá ser impedida de marcar presença nas principais provas da modalidade, nomeadamente os Mundiais de Doha deste ano e os Jogos Olímpicos de 2020, por se recusar a devolver uma verba paga por engano pela IAAF há dois anos.
Na altura, a Federação Nigeriana de Atletismo (AFN) deveria ter apenas recebido 15 mil dólares (13,4 mil euros), mas a transferência saiu com um zero a mais e o valor ascendeu aos 150 mil dólares (134 mil euros). Agora, dois anos volvidos, a IAAF reclama a devolução do valor pago em excesso (120 mil euros), algo que os africanos não parecem dispostos a fazer, nem mesmo perante a insistência do organismo que rege o atletismo mundial.
De acordo com uma carta divulgada pelo 'The Guardian', a primeira notificação feita pela IAAF foi feita há um ano, a 14 de março de 2018, numa missiva na qual foi exigida a devolução do valor em causa. Na altura, o Ministro dos Desportos nigeriano informou que estaria disponível para liquidar metade da verba, mas a situação segue sem ter solução. "É imperativo que encontrem forma de devolver o montante total em dívida no prazo de duas semanas. Caso o prazo não seja cumprido, não teremos outra alternativa que não tomar medidas apropriadas para sancionar a vossa Federação".
Ora, entre as sanções previstas está precisamente a possibilidade de banir a Nigéria das provas internacionais organizadas pela IAAF, sendo os Mundiais e os Jogos Olímpicos duas delas...
Presidenta da Câmara Municipal de Lisboa juntou-se à prova
Diretor-executivo de Record salienta a missão de Record
Campeão mundial dos 1500 metros fala numa viragem na modalidade
Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo considera que a organização "foi quase perfeita, para não dizer que perfeita"
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas