Atleta portuguesa conseguiu um lançamento de 17,47 metros na final, apenas atrás dos 18,24 da chinesa Jiayuan Song
A portuguesa Eliana Bandeira conquistou esta terça-feira a medalha de prata do lançamento do peso nos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China, o primeiro pódio da missão portuguesa no evento.
Com um lançamento de 17,47 metros na final, Bandeira ficou atrás apenas da chinesa Jiayuan Song, campeã da Ásia e quinta classificada nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, que conseguiu 18,24, deixando para trás a alemã Lea Riedel, vice europeia em 2021, terceira com 17,32.
"É a minha primeira vez numa competição dessa dimensão e conseguir uma medalha é excelente», declarou a atleta de 27 anos, estudante do Politécnico de Leiria, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Foi o primeiro pódio português nas Universíadas, que duram até domingo em Chengdu, na China, para a atleta do Benfica, 31.ª classificada do ranking mundial do peso, em que tem como melhor marca pessoal os 18,49 metros que conseguiu em maio deste ano.
Noutros resultados do atletismo, Nuno Pereira seguiu em frente nos 1.500 metros, que correu em 3.44,79 minutos para avançar na terceira meia-final, e João Nuno Coelho venceu a sua eliminatória nos 400 metros (48,83 segundos) e apurou-se para as 'meias'.
Campão mundial dos 1500 metros vai permanecer de águias ao peito
Atleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Provas correm-se no próximo fim de semana
Depois da conquista da medalha de ouro nos mundiais de Atletismo de Tóquio
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida