Atleta portuguesa conseguiu um lançamento de 17,47 metros na final, apenas atrás dos 18,24 da chinesa Jiayuan Song
A portuguesa Eliana Bandeira conquistou esta terça-feira a medalha de prata do lançamento do peso nos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China, o primeiro pódio da missão portuguesa no evento.
Com um lançamento de 17,47 metros na final, Bandeira ficou atrás apenas da chinesa Jiayuan Song, campeã da Ásia e quinta classificada nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, que conseguiu 18,24, deixando para trás a alemã Lea Riedel, vice europeia em 2021, terceira com 17,32.
"É a minha primeira vez numa competição dessa dimensão e conseguir uma medalha é excelente», declarou a atleta de 27 anos, estudante do Politécnico de Leiria, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Foi o primeiro pódio português nas Universíadas, que duram até domingo em Chengdu, na China, para a atleta do Benfica, 31.ª classificada do ranking mundial do peso, em que tem como melhor marca pessoal os 18,49 metros que conseguiu em maio deste ano.
Noutros resultados do atletismo, Nuno Pereira seguiu em frente nos 1.500 metros, que correu em 3.44,79 minutos para avançar na terceira meia-final, e João Nuno Coelho venceu a sua eliminatória nos 400 metros (48,83 segundos) e apurou-se para as 'meias'.
Velocista é ausência de peso na comitiva norte-americana
Vice-campeão olímpico Pedro Pichardo e Isaac Nader são destaques da comitiva
Prova estreou-se no circuito Abbott World Marathon Majors
Andy Díaz bateu o português na decisão em Zurique
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders