Trihas Gebre apanhada em conflito bélico na Etiópia
Trihas Gebre é uma atleta espanhola de origem etíope e há semanas que causava grande preocupação entre amigos e colegas com quem costumava treinar. Não dava notícias desde o início de novembro. Soube-se agora que está "escondida nas montanhas da Etiópia com medo e fome, mas viva".
Quando acabou o confinamento em Espanha no início do verão, viajou para a Etiópia para ver a família, na região de Tigray. Tinha previsto voltar o mais tardar em agosto para preparar a época de corta mato mas com o agravamento do pandemia optou por adiar o regresso. Só que acabou por ser apanhada no meio de um conflito bélico.
"Consegui finalmente falar com Trihas. Disse-me que estava bem, que teve de se refugiar nas montanhas, que estava com fome e medo, mas que estava viva", revelou Ricardo Jiménez, seu treinador em San Sebastián.
Trihas, cinco vezes campeã em Espanha, não sabe quando vai voltar. "Luta pela vida, está com os pais e irmãos. É a mais velha, protege os irmãos desde que a mãe morreu. Veremos como vai evoluir a situação", acrescentou Ricardo Jiménez.
Letesenbet Gidey, recordista mundial dos 5 000 metros, está na mesma situação. E há ainda o caso de um ciclista.
Awet Andemeskel, corredor da Israel Cycling Academy, foi ter com a mulher e com o filho de um ano e meio à localidade de Mekele, no norte da Etiópia. No meio dessa visita começou uma guerra entre o governo etíope e as forças locais da região de Tigray. A zona sofreu bombardeamentos por parte do governo e continua a ser alvo de ataques indiscriminados, fazendo muitos mortos e feridos entre a população.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam