Prova decorre este domingo em Antalya (Turquia)
Com equipas em todos os escalões, Portugal participa este domingo nos Europeus de corta-mato, em Antalya, Turquia, num percurso que surpreendeu "com relva alta, com curvas apertadas e obstáculos naturais e artificiais", explicou à assessoria da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) o técnico Paulo Murta.
"Será uma incógnita no que poderemos fazer nestes Europeus, mas acreditamos que poderemos ter várias equipas no top 10". "O equilíbrio das equipas são o nosso maior foco e é com ele que nós jogamos nesta competição para chegar mais alto nas classificações. Sabemos o nível das restantes equipas e sabemos da nossa inexperiência, mas sabemos o quanto todos treinaram e prepararam esta prova, por isso teremos uma postura de que os portugueses se poderão orgulhar".
Relacionada
Individualmente, o técnico reconhece que "Portugal não tem aquelas grandes figuras", sendo Mariana Machado a mais ‘credenciada’. "Apesar de ter conquistado medalhas nos sub-20 e sub-23, este é o seu primeiro campeonato absoluto, e não lhe é, já, exigida uma medalha", vinca. "A concorrência é grande, mas a Mariana tem uma fibra enorme. Em masculinos, acreditamos que estaremos na luta com seleções poderosas e desejamos que os nossos melhores representantes possam estar no top-20", afirmou o técnico nacional, que realça, acima de tudo "o objetivo destas equipas poderem marcar o futuro, está no nosso horizonte, até porque em 2025, em Lagoa, no Algarve, realizaremos os Europeus, uma competição em que temos a obrigação de mostrar bons resultados ".
Horários (hora portuguesas) das provas do Europeu
08h00 Sub’20 Feminino (4,5 km)
08h2 Sub’20 Masculino (4,5 km)
08h55 Estafeta Mista (4x1500 m)
09h25 Sub’23 Feminino (6 km)
10h00 Sub’23 Masculino (6 km)
10h31 Sénior Feminino (7,5 km)
11h11 Sénior Masculino (7,5 km)
Queniano Zablon Chumba e a etíope Abebech Afework Bekele foram os mais fortes
Limite de 12.500 atletas inscritos nas duas principais provas da 21.ª edição foi atingido
Trajeto de 42 km terá início em Carcavelos e chegada na capital
Detentora do recorde mundial da maratona feminina admitiu uma violação das regras
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus