Português registou o quarto melhor salto da qualificação com 16,50 metros
O português Tiago Luís Pereira, terceiro nos Mundiais de pista coberta Glasgow'24, qualificou-se esta sexta-feira para a final do triplo salto dos Europeus em pista curta de Apeldoorn.
O atleta do Sporting, de 31 anos, assegurou a presença no concurso decisivo da competição que está a ser disputada nos Países Baixos, marcado para sábado, às 18h40 locais (17h40 em Lisboa), com 16,50 metros, na terceira tentativa, após dois nulos.
"Eu tentei qualificar-me logo no primeiro, infelizmente, não foi válido, o segundo também não, mas, lá consegui. Sabia que, fazendo um salto válido, ia qualificar-me", explicou.
Com a sua melhor marca de 2025, Tiago Luís Pereira alcançou o quarto salto da qualificação, apenas atrás dos italianos Andrea Dallavalle (16,87), Andy Díaz (1,74) e o alemão Max Hess (16,72), que superaram os 16,70 de apuramento direto, após receber mais indicações do treinador Ivan Pedroso.
"Os treinadores querem que as qualificações sejam despachadas o mais rapidamente possível, não é ficar até à última com a possibilidade de ficar de fora. Acredito que um atleta com o meu palmarés tem de despachar a qualificação mais rapidamente. Mas, o que seria um português sem um pouco de drama", referiu.
Além do bronze conquistado no ano passado, Tiago Pereira, que tem 17,11 como recorde pessoal e 17,08 'indoor', foi quarto nas últimas edições dos Europeus, sob telha, em Istambul'23, e ao ar livre, em Roma'24.
O ausente Pedro Pichardo, medalha de ouro olímpica em Tóquio2020 e mundial em Budapeste2023, que prepara a época de verão, é o recordista nacional, com os 17,60 metros que lhe valeram o segundo título europeu 'indoor' seguido, reeditando o feito de Nelson Évora, campeão em Praga2015 e em Belgrado2017.
"Na final, vai ser chegar, desfrutar e saltar bem. Eu sinto-me bem, estou capaz e os dois primeiros saltos mostraram que estou bem capaz de saltar e saltar longe", assegurou.
Portugal conquistou medalhas no triplo salto masculino nas últimas cinco edições de Europeus em pista curta, contando ainda com a prata de Évora em Glasgow2019, sem que isso responsabilize o único representante na final nos Países Baixos.
"Eu não olho para a história. Cada atleta é um atleta, eu tenho de fazer o meu percurso, focar-me em mim, fazer os melhores saltos possíveis e tentar chegar o mais longe possível", rematou.
Tiago Luís Pereira foi o quinto português a qualificar-se para finais em Apeldoorn, depois de Isaac Nader, Salomé Afonso e Patrícia Silva, nos 1.500 metros, e de Gerson Baldé, no comprimento, enquanto João Coelho avançou para as semifinais nos 400 metros.
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom