Jorge Vieira aespera que a decisão seja revertida
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) lamentou esta quarta-feira, "mais do que o quantitativo, o valor simbólico" do corte no financiamento decidido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), alertando para o "subfinanciamento crónico do desporto".
"Mais do que o quantitativo, o valor simbólico é que é preocupante para muitas federações envolvidas neste hipotético corte. Representa uma desvalorização para o desporto", observou Jorge Vieira, em declarações à agência Lusa, considerando que a decisão é mais gravosa por ter sido tomada em ano pré-olímpico.
Relacionadas
O presidente da FPA ainda espera que esta seja revertida, mas lamentou que, "mais uma vez, perante as dificuldades de gestão de dinheiros da Santa Casa", seja o setor do desporto, "pelo seu valor reduzido, a arcar com estes cortes".
"Mas é bom, e julgo que isso já está a acontecer, que o Governo tome uma posição neste campo e que dialogue com a Santa Casa e as federações sobre o que é por muitos de nós considerado um subfinanciamento crónico do desporto", assinalou.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, anunciou hoje que vai pedir "uma reunião urgente" com a provedora da SCML, Ana Jorge, que informou as federações desportivas da necessidade de rever o plano de patrocínios, a um ano de Paris'2024.
"Trata-se de uma política de apoio que cumpre na íntegra a missão da SCML, assente no relevante papel social do Desporto. Por outro lado, esta decisão é anunciada a menos de um ano dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, provocando maiores impactos ao setor", notou João Paulo Correia, numa publicação na rede social Twitter.
O líder federativo recusou revelar o valor do corte à FPA, que foi justificado com "a conjuntura económico-social", que conferiu "novas exigências sociais e financeiras à SCML no que diz respeito ao apoio das populações mais vulneráveis".
"O que posso dizer é que os valores não são significativos. São valores importantes, mas sem grande significado percentual, muito menos no caso da federação de atletismo, dada a sua natureza multidesportiva. O que me preocupa é o valor simbólico deste corte", reforçou Jorge Vieira.
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom