Sueco fixou o novo máximo em 6,30 metros
O sueco Armand Duplantis voltou esta segunda-feira a bater o recorde do mundo do salto com vara, ao vencer a final nos Mundiais de atletismo Tóquio'2025, fixando o novo máximo em 6,30 metros.
O primeiro recorde do mundo a cair no Estádio Nacional era também um dos mais esperados, uma vez que Duplantis, de 25 anos, tem competido praticamente sem concorrência pelos títulos, somando o terceiro, e contra si mesmo por novas marcas históricas.
Este foi o 14.º recorde do mundo para 'Mondo' Duplantis, que não tem olhado para trás desde que superou os 6,17 metros do francês Renaud Lavillenie em 2020, vencendo por larga margem a final.
O grego Emmanouil Karalis foi o único a superar a fasquia colocada nos seis metros, ficando com a prata, como já tinha contecido nos Jogos Olímpicos Paris'2024, enquanto o australiano Kurtis Marschall ficou com o bronze, tendo saltado a 5,95.
Ambos os concorrentes abraçaram Duplantis após este conseguir bater os 6,30 metros, à terceira e última tentativa possível, com os mais de 50 mil espetadores nas bancadas a festejarem o 'esperado' registo histórico.
Meio-fundista cumpriu nas meias-finais
Sueco fixou o novo máximo em 6,30 metros
Português diz que "faltou um pouco de falta de sorte no último salto"
Alphonce Simbu conseguiu a primeira medalha de ouro de sempre para a Tanzânia, impodo-se ao sprint pela menor margem de sempre na distância
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford