Evento vai decorrer a 9 de abril, no Estádio Nacional
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Maratona Clube de Portugal (MCP) juntaram-se para organizar no dia 9 de abril, a partir das 15h30, uma corrida solidária, que servirá tanto para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, mas também para ajudar o povo ucraniano. No programa estão uma caminhada e uma corrida, ambos de 5 quilómetros.
As inscrições estão abertas online, são gratuitas e limitadas a 2.000 pessoas. Aos participantes é pedido que vistam uma t-shirt branca no dia do evento (omo forma de simbolizar a Paz) e que tragam uma oferta, em troca de cada dorsal. Os donativos devem traduzir-se em bens alimentares não perecíveis e/ou material escolar. Os bens alimentares serão recolhidos diretamente pelo Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) e o material escolar será entregue à Associação de Ucranianos em Portugal, para posterior distribuição por crianças ucranianas que vão ser integradas nos estabelecimentos de ensino nacionais.
Em representação do IPDJ, o presidente Vítor Pataco apela à participação em massa nesta corrida solidária: "As terríveis circunstâncias que vivemos a nível mundial reforçam a necessidade do IPDJ assinalar, com iniciativas concretas, a importância que o desporto assume enquanto ferramenta de diálogo para promover a paz. Em estreita articulação com a organização internacional Peace and Sport e com um conjunto de parceiros nacionais, desenvolve, em diversos pontos do país, nos dias 9 e 10 de abril, a Corrida pela Paz. De forma a envolver o maior número possível de cidadãos, está também disponível nos Centros de Marcha e Corrida e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Não existe desculpa para não participar, pelo que lançamos o desafio de se juntarem a nós nesta iniciativa solidária".
Do lado do MCP, Carlos Moia diz-se lisonjeado por ter recebido o convite recebido para colaborar nesta iniciativa. "O Maratona Clube de Portugal está naturalmente muito chocado com tudo a que estamos a assistir diariamente. Um conflito com uma dimensão inimaginável, até há pouco tempo atrás. Vamos organizar uma corrida solidária, com um propósito muito nobre: reunir pela Paz. Esta iniciativa não competitiva visa essencialmente sensibilizar as pessoas para aquilo que nos é mais importante divulgar: o desporto como um direito, como modo de vida saudável e como um elo de união entre as pessoas."
A corrida, recorde-se, não terá fins competitivos e irá realizar-se no Estádio Nacional, no Jamor, num percurso que poderá consultar aqui. A entrega dos donativos e respetivo levantamento de dorsal podem ser feitos na sexta-feira feira, dia 8 de abril, entre as 14H00 e as 18H00 e no dia do evento, a partir das 10H00, no Auditório do Estádio Nacional.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam