Corrida sensacional do meio-fundista português
Isaac Nader sagrou-se esta quarta-feira campeão mundial dos 1.500 metros, em Tóquio, no Japão.
O meio-fundista do Benfica fez uma ponta final extraordinária, ultrapassando por fora vários adversários, para terminar com 3.34,10 minutos à frente do britânico Jake Wightman (3.34,12) e deixando um pouco mais distante o queniano Reynold Cheruyot (3.34,25), no último lugar do pódio.
Esta é a primeira medalha para Portugal nestes Mundiais do Japão, sendo que sexta-feira Pedro Pichardo também poderá subir ao pódio na prova do triplo salto, depois de garantir também esta quarta-feira a qualificação para a final.
É também a quarta medalha portuguesa nos 1.500 metros em Mundiais, depois das duas de Carla Sacramento, ouro em Atenas'1997 e bronze em Gotemburgo'1995, e da de bronze de Rui Silva, em Helsínquia'2005.
O atleta, de 26 anos, recordista nacional das três voltas e meia à pista, com o tempo de 3.29,37 minutos, sobe pela segunda vez em 2025 a um pódio internacional, depois do bronze na mesma distância nos Europeus em pista curta Apeldoorn'2025, desta feita ao lugar mais alto.
O algarvio, que tinha sido 12.º em Budapeste'2023 e 40.º em Oregon'2022, conseguiu o melhor resultado de sempre na distância entre o contingente nacional masculino, só igualado pelo ouro de Carla Sacramento em Atenas'1997, em femininos.
Relacionadas
Mesmo já tendo tido contacto com o 'metal', para as imagens
Antigo avançado marroquino do Farense e do Benfica diz que o desporto está no sangue da família
Presidente da federação feliz com o título mundial conquistado pelo algarvio nos 1.500 metros
Corrida sensacional do meio-fundista português
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos