Luso-guineense prefere disputar os campeonatos de África, que coincidem com o europeu de Berlim
Doze dias depois de ter batido o recorde nacional de sub-23 com 16,98 metros, Jessica Inchude superou, ontem, na pista da Sobreda, em Almada, o recorde absoluto com 17,46 metros, quebrando uma marca que durava há... 20 anos e pertencia a Teresa Machado (17.26 metros), registo obtido na pista coberta em Espinho, a 7 de fevereiro de 1998.
"Ela estava muito motivada com os últimos resultados e quando a vi no aquecimento em Birmingham fazer um bom ensaio era tudo uma questão de tempo passar isso para a competição", comentou o treinador Luís Herédio Costa em declarações a Record.
Em Birmingham, Jessica Inchude foi segunda no peso com 16,66 metros, um bom indicativo, e ontem as condições de temperatura estavam bem agradáveis. Trata-se de um recorde com alguma expressão e que, à partida, lhe garantiria um lugar como mínimo B para o Europeu em Berlim (7 a 12 de agosto).
Mas Jessica Inchude prefere antes ir disputar pela Guiné os Campeonatos de África na Nigéria, que coincidem com o Europeu. Há dois anos, Jessica foi 4ª nos campeonatos africanos. "Ela está a apostar forte nesta competição", disse-nos o seu técnico.
Melhores condições
A nova recordista nacional utiliza a pista municipal Moniz Pereira, no Lumiar. "Temos as condições possíveis e falta algum equipamento, nomeadamente máquinas de remo, puxadores e mais barras olímpicas", sublinhou Luís Herédio Costa.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam