Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Português qualificou-se para as semifinais dos 400 metros nos Europeus de pista coberta com novo recorde nacional
Seguir Autor:
O português João Coelho admitiu esta sexta-feira ter dado o seu melhor nas eliminatórias dos 400 metros dos Europeus de atletismo 'indoor', em Istambul, na Turquia, advertindo que ainda tem mais um bocadinho para as semifinais.
O atleta natural de Vila Franca de Xira, de 23 anos, estreou-se em Campeonatos da Europa em pista coberta com o novo recorde nacional da distância, ao cumprir duas voltas à pista da Ataköy Arena em 46,51 segundos, menos 13 centésimos do que a anterior melhor marca, que estava na posse de Ricardo Santos (46,64) desde 2021.
O atleta do Sporting foi o terceiro na quarta das cinco séries da distância, atrás do checo Matej Krsek (46,23) e do espanhol Óscar Husillos (46,28), assegurando a primeira das duas vagas entre os repescados.
"Fiquei muito contente por ter batido o recorde nacional. Estava receoso com esta corrida, porque, aqui, a pista dois é muito apertada. Em desvantagem, tinha de correr atrás do resultado. Sabia que passavam só dois e, contra adversários muito bons como o Óscar, tinha de ser a prova mais rápida para conseguir passar", explicou.
João Coelho, cujo recorde pessoal era de 46,65, lamentou a 'sorte' de ter corrido na pista dois, por beneficiar de um distanciamento maior da zona interior à passagem dos 200 metros.
"A entrada à corda é, para mim, determinante e acho que se tiver mais bem posicionado nesse momento vai ser benéfico para mim. E a corrida vai ser completamente diferente", frisou.
O novo recordista nacional volta a competir hoje na Ataköy Arena, em Istambul, a partir das 19:35 locais (16:35 em Lisboa), para disputar as semifinais que qualificam os oito mais rápidos para a final marcada para sábado, às 20:20 (17:20).
"Dei o meu melhor, mas ainda tenho mais um bocadinho para dar na semifinal. Espero que corra bem. Julgo que [este tempo] foi mesmo a questão de ir numa pista complicada. Acho que se estiver noutra, a corrida vai ser outra", ambicionou.
Depois das semifinais, o "sonho" só termina no pódio, e em superar o melhor resultado português de sempre na distância em Europeus 'indoor', que é o quarto lugar alcançado por Carlos Silva, em Valência1998.
"[O sonho] Para na final e numa medalha, que, por mais complicada que seja, eu acredito sempre", concluiu.
Ver esta publicação no Instagram
APOPA diz que vai avançar com ação junto do Tribunal Central Administrativo
Medida pode também afetar Mundial de futebol
Presidente da Federação de Atletismo (FPA) agradado por o TAD rejeitar providência cautelar da APOPA
Tribunal Arbitral do Desporto justifica com falta de fundamentos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo