Atleta espera nova marca nos 400 e 4x400 metros nos Mundiais de atletismo
O atleta João Coelho afirmou esta quarta-feira querer o recorde nacional dos 400 metros e dos 4x400 metros nos Mundiais de atletismo em pista coberta, em Glasgow, embora o Europeu ao ar livre e Paris'2024 sejam prioridades.
Ciente de que a presença na competição que vai decorrer entre sexta-feira e domingo é "uma parte do treino" para o "real foco" de 2024, o Europeu de Roma, em junho, e os Jogos Olímpicos, entre 26 de julho e 11 de agosto, o velocista espera superar os 46,51 segundos fixados a 3 de março de 2023, em Istambul, na eliminatória agendada para sexta-feira, às 11h00.
Relacionadas
"Tenho capacidade para conseguir o recorde nacional de pista coberta, e era importante fazê-lo. Corri duas vezes nesta época no inverno, mais pela necessidade do clube e pela participação nos campeonatos nacionais, que era uma das condições para estar no campeonato do mundo", referiu o atleta, de 24 anos, em declarações à Lusa.
Depois dos 46,52 segundos no Nacional de clubes em pista coberta, pelo Sporting, a 10 de fevereiro, e dos 46,57 segundos no Campeonato de Portugal, a17 de fevereiro, sempre no Pombal, João Coelho diz-se preparado para ser "mais rápido" na Escócia.
Com o 10.º melhor tempo deste ano num lote de 25 atletas, que inclui outro português, Omar Elkhatib, com a marca de 47,38 segundos, o recordista nacional espera superar "grandes adversários" e apurar-se para a final de sábado, marcada para as 21h10, mas sem pressão nesse sentido.
"Quero a melhor participação possível e ir à final. Tenho capacidade, e é importante ir. Mas se não for não é algo que me deixe cabisbaixo, porque temos coisas mais importantes na época, Jogos Olímpicos e campeonato da Europa. Claro que gostava de ir à final, tanto na prova individual, como na estafeta", referiu.
Inscrito na prova de 4x400 metros, a par de Omar Elkhatib, Duarte Fernandes, Ericsson Tavares e Ricardo dos Santos, o atleta de Vila Franca de Xira crê que a equipa portuguesa, que se estreia em Mundiais, vai bater o recorde nacional de 03.12,54 minutos.
Com a época de 2024 já planeada em conjunto com o seu treinador, o velocista assume que, apesar de Paris'2024 ser a "prioridade número um", gostaria de "uma boa classificação no Campeonato da Europa", quem sabe uma medalha, até porque é um evento em que se "nota menos a diferença de marcas" para os restantes concorrentes.
Vinculado ao Sporting desde 2022, João Coelho assume que vai participar no Nacional de clubes e nos Campeonatos de Portugal ao ar livre, durante o verão, embora lamente a ausência de meetings em Portugal capazes de reunir "atletas de outro nível".
Projetos de voto foram apresentados pelo presidente da Assembleia da República
Campeão do Mundo disse ainda que desconta "muito" para as finanças
Campeão mundial dos 1.500 metros e bicampeão mundial no triplo salto em grande destaque
Prova disputa-se dentro de um mês. Também a meia maratona e os 8k esgotaram
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido