José Carvalho: «O homem que abriu horizontes e o caminho a outros»

Antigo atleta diz que o seu ex-treinador dedicou-se a mostrar aos portugueses que podiam atingir tanto como estrangeiros

José Carvalho, Atletismo
José Carvalho, Atletismo • Foto: Marcelino Almeida

José Carvalho, antigo atleta treinado por Moniz Pereira, que morreu este domingo aos 95 anos, definiu o seu antigo técnico como uma pessoa que "abriu horizontes e o caminho para outros".

"É sempre um choque quando recebemos notícias destas. É certo que todos temos um tempo de vida, mas uma notícia destas causa sempre algum constrangimento", começou por dizer à agência Lusa José Carvalho, quinto classificado nos Jogos de Montreal1976 nos 400 metros barreiras.

O também antigo atleta do Sporting extrai duas leituras da vida de Moniz Pereira: "Dedicou a sua função de treinador à ideia de mostrar que os atletas portugueses podiam ser iguais a todos os outros. Achava que os atletas portugueses podiam chegar ao mais alto patamar do desporto e concretizou essa ideia com as medalhas de prata (Montreal) e de ouro (Los Angeles) de Carlos Lopes."

José Carvalho acrescenta que esse patamar permitiu que "fosse aberta a janela para outros", referindo que Moniz Pereira foi a pessoa que "abriu horizontes e o caminho para outros".

Sobre Moniz Pereira, José Carvalho recorda uma forma de estar em três elementos base: "Persuasão fora do normal, uma pontualidade extrema e uma grande perceção do presente, conseguia avaliar e tirar um grande proveito dessa capacidade."

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Atletismo Notícias
Notícias Mais Vistas