Atleta do Sp. Braga sagrou-se tetracampeã nacional de corta-mato longo
Tal como Miguel Moreira, também Mariana Machado estava naturalmente satisfeita com o triunfo na prova absoluta feminina dos campeonatos nacionais de corta-mato longo, visando a participação pela seleção das quinas nos Europeus de Antalya. No caso da atleta do Sp. Braga a conquista foi ainda mais especial, já que logrou o tetracampeonato nacional esta tarde.
"O Sporting colocou uma atleta africana para tornar a prova mais competitiva e tentei aproveitar o andamento, que será muito forte nos Campeonatos da Europa. Acredito que foi um bom teste e estou muito feliz pelo meu quarto título consecutivo. Agora, é continuar a preparação, tendo em vista objetivos maiores a nível internacional", apontou à agência Lusa a fundista olímpica, prometendo "dar o melhor e fazer uma boa estreia" na Turquia.
Ao finalizar em 25.44 minutos a 58.ª edição da competição feminina de oito quilómetros, atrás da queniana Grace Nawowuna (Sporting), vencedora em 24.59 minutos, Mariana Machado reeditou os triunfos de 2021, 2022 e 2023, igualando o quarteto de troféus conquistados por Aurora Cunha, Conceição Ferreira, Manuela Simões e Jéssica Augusto.
"Significa uma consistência de muito trabalho e espírito de sacrifício. Acima de tudo, tenho muita dedicação à modalidade e só assim é que estes resultados se conseguem. São números muito difíceis ser batidos, mas eu estou aqui, tenho 24 anos e quero continuar a fazer história e ganhar o maior número de títulos", direcionou.
Mariana Machado foi ladeada no pódio nacional pelas colegas de equipa Laura Taborda e Vanessa Carvalho, terceira e quarta classificadas da geral, a 1.19 e 1.27 minutos, respetivamente, guiando o Sporting de Braga ao 13.º cetro coletivo absoluto feminino, e terceiro seguido.
Os minhotos totalizaram 15 pontos e voltaram a relegar o Sporting para a segunda posição, com 33, enquanto o Recreio de Águeda repetiu o terceiro posto de 2023, com 38.
"Depois de ter havido uma geração de ouro na altura da minha mãe [a fundista Albertina Machado], fico muito grata por conseguir fazer renascer o atletismo do Sporting de Braga na minha geração. Está mais do que visto e comprovado que viemos para ficar e ganhar", exaltou.
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma