Polémica por causa da decisão de 'apagar' falha em controlo antidoping
A bahamiana Shaunae Miller-Uibo, campeã olímpica dos 400 metros, criticou esta quarta-feira abertamente a World Athletics por esta ter deixado cair as acusações por violação das regras sobre doping contra a bareinita Salwa Eid Naser, campeã mundial.
A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), organismo criado em 2017 pela World Athletics, que tem como missão a luta contra o doping, anunciou na terça-feira que desistia do processo contra Salwa Eid Naser, suspensa preventivamente desde junho por não ter cumprido com as obrigações de localização.
Uma das quatro faltas de que é acusada foi anulada pelo tribunal disciplinar e as outras três prolongam-se por mais de um ano, pelo que a atleta do Barém já não pode ser sancionada.
Salwa Eid Naser, de apenas 22 anos, tornou-se campeã do mundo em outubro do ano passado, em Doha, à frente de Shaunae Miller-Uibo, fazendo a volta à pista mais rápida de sempre, em 48,14 segundos.
Nessa altura, já tinha falhado a informação da sua localização, para eventuais testes inopinados, por três vezes - entre janeiro e abril de 2019 e poderia ser suspensa por dois anos e ver os seus resultados anulados. No entanto, o tribunal disciplinar decidiu anular a terceira dessas faltas.
"Porque não foi a atleta suspensa provisoriamente mais cedo? Porque, neste processo, a atleta só foi suspensa um ano e dois meses depois?", interroga-se Shaunae Miller-Uibo, em texto que publicou na sua conta do Instagram, acrescentando: "Para mim, a World Athletics e a AIU foram apanhadas 'com a mão na massa' no que se refere a este dossier."
A duas vezes medalhada de prata em Mundiais apelou anida a uma tomada de posição do presidente da federação internacional, o britânico Sebastian Coe.
O tom muito crítico da bahamiana prossegue: "Esta federação (World Athletics) tem-nos mostrado por várias vezes que não faz o seu melhor para proteger os seus atletas e manter este desporto limpo. Temos de nos assegurar que nós os atletas não competimos contra uma administração cujo único objetivo é que os atletas corram mais rápido, saltem mais alto e lancem mais longe, a qualquer custo."
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo