Ministra do Desporto lembra Fernando Mamede como "um dos ídolos do atletismo nacional"

Antigo atleta morreu esta terça-feira, aos 74 anos

Seguir Autor:

Fernando Mamede em 2024
Fernando Mamede em 2024 • Foto: Vítor Mota

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, expressou esta 4.ª feira "profundo pesar" pela , "um dos ídolos do atletismo nacional", que morreu na terça-feira, aos 74 anos.

"É com profundo pesar que o Governo de Portugal se despede de Fernando Mamede, recordista mundial dos 10.000 metros e um dos ídolos do atletismo nacional. Fernando Mamede será sempre um exemplo maior para o desporto português. Aos familiares e amigos as mais sentidas condolências", assinalou Margarida Balseiro Lopes na rede social X.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) qualificou Fernando Mamede de "uma das figuras maiores do atletismo português", lembrando a forma como "marcou de forma indelével o desporto nacional, destacando-se pelo seu talento, dedicação e pelos feitos que elevou o nome de Portugal além-fronteiras".

"A sua trajetória excecional, marcada pela dedicação, disciplina e espírito de superação, inspirou gerações de atletas e amantes do atletismo. Fernando Mamede deixa um legado ímpar, que permanecerá como exemplo de excelência e de compromisso com o desporto", observou o IPDJ, na rede social Instagram.

Fernando Mamede, nascido em Beja, foi detentor durante cinco anos do recorde mundial dos 10.000 metros, entre 1984 e 1989, tendo marcado presença em três edições dos Jogos Olímpicos (Munique'1972, Montreal'1976 e Los Angeles'1984).

Sempre ao serviço do Sporting, clube em que ingressou em 1968 através do também lendário professor Mário Moniz Pereira, Mamede bateu ainda 27 recordes nacionais e três europeus.

A marca mundial do atleta alentejano, de 27.13,81 minutos, foi alcançada em 02 de julho de 1984, em Estocolmo, e durou até o mexicano Arturo Barrios fixar o máximo em 27.08,23 cinco anos depois, em Berlim.

Mesmo assim, passados mais de 40 anos, Mamede continua a ser o último atleta europeu detentor do recorde mundial dos 10.000 metros.

Especialista em provas de fundo, Mamede conquistou ainda uma medalha de bronze no Campeonato do Mundo de corta-mato de 1981, em Madrid.

De acordo com a comunicação social portuguesa, que cita fontes da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mamede terá falecido devido a complicações cardíacas.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Atletismo
Notícias
Notícias Mais Vistas