Rebecca Cheptegei ficou com 80% do corpo queimado
Morreu Rebecca Cheptegei, a atleta olímpica uganesa que estava internada num hospital desde domingo com queimaduras em 80% do seu corpo, na sequência de um ataque alegadamente levado a cabo pelo ex-namorado.
"Tomámos conhecimento da triste morte da nossa atleta olímpica Rebecca Cheptegei na sequência de um ataque violento do namorado. Que a sua alma descanse em paz e condenamos veementemente a violência contra as mulheres", afirmou Donald Rukare, numa mensagem na rede social X.
Relacionadas
"Este foi um ato cobarde e sem sentido que levou à perda de uma grande atleta. O seu legado permanecerá vivo", acrescentou.
A atleta de 33 anos - que terminou a maratona dos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, em 44.º lugar - estava a receber tratamento no Moi Teaching and Referral Hospital na cidade de Eldoret, no oeste do Quénia, onde se encontrava em "estado crítico" depois de ter sofrido queimaduras em "mais de 80%" do corpo, segundo os médicos.
Um funcionário hospitalar, que não se quis identificar, disse na quarta-feira à agência de notícias France-Presse (AFP) que o estado da atleta tinha piorado depois desta ter "desenvolvido uma septicemia".
De acordo com um relatório da polícia consultado pela AFP, o suspeito, identificado como Dickson Ndiema Marangach, invadiu a propriedade de Rebecca Cheptegei por volta das 14h00 no domingo (12h00 em Lisboa), enquanto esta se encontrava na igreja com os filhos.
A maratonista vivia com a irmã e dois filhos na casa que tinha construído em Endebess, cidade onde treinava, a 25 quilómetros da fronteira com o Uganda, disse na terça-feira o pai Joseph Cheptegei.
Quando regressavam da igreja, Dickson Ndiema Marangach encharcou-a com gasolina e pegou-lhe fogo à frente das filhas, duas meninas de 9 e 11 anos, segundo o jornal The Standard.
O relatório da polícia descreveu Rebecca Cheptegei e Dickson Ndiema Marangach como "um casal que tinha constantes disputas familiares".
No Japão, o português vai tornar-se no recordista de participações em Mundiais de atletismo
Portugal apresenta uma delegação recorde de 32 atletas para a 20.ª edição dos Mundiais ao ar livre, em Tóquio
Prova realiza-se já no próximo domingo
Velocista é ausência de peso na comitiva norte-americana
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro