Tinha 50 anos
Teresa Machado, a melhor lançadora portuguesa de sempre, morreu esta sexta-feira, aos 50 anos, vítima de doença prolongada.
Machado é ainda a recordista do lançamento do disco (desde 1998, com 65,40 metros) e foi também a recordista no lançamento do peso até ao mês passado, quando Auriol Dongmo, com 18,02 metros, ultrapassou a marca da antiga atleta que estava nos 17,26m. Foi no Sporting, clube que representou entre 1986 e 2003, que obteve os maiores sucessos da carreira, que conta com vários campeonatos nacionais conquistados nestas duas disciplinas.
Relacionadas
Natural de Ílhavo, esteve ainda ao serviço de Galitos (1985 e 1986), Junta de Freguesia de S. Jacinto (1994), Operário dos Açores (2004 a 2007) e FC Porto (2008).
Teresa Machado representou Portugal em quatro edições dos Jogos Olímpicos (1992, 1996, 2000 e 2004), no lançamento do peso e do disco, tendo obtido o melhor resultado em Atlanta, fechando em 10.º. Foi ainda 6.ª classificada no Mundial de 1997, e 7.º no Europeu de 2002, na mesma disciplina. Terminaria a carreira aos 39 anos.
Leia o comunicado do Sporting:
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Teresa Machado, atleta de excelência, melhor lançadora portuguesa de todos os tempos. À família e amigos, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências."
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Teresa Machado, atleta de excelência, melhor lançadora portuguesa de todos os tempos.
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) February 28, 2020
À família e amigos, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências. pic.twitter.com/rvTNhlDsv9
Velocista é ausência de peso na comitiva norte-americana
Vice-campeão olímpico Pedro Pichardo e Isaac Nader são destaques da comitiva
Prova estreou-se no circuito Abbott World Marathon Majors
Andy Díaz bateu o português na decisão em Zurique
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes