“Começa a ser recorrente termos o Sporting de novo a ser falado como favorito”
Jéssica Augusto regressa no domingo, em Mira, às provas de corta-mato para ajudar o Sporting a ser campeão nacional, e o seu treinador, Nogueira Costa, considera que o facto de ter sido campeã de estrada, aos 35 anos, foi importante na motivação para o crosse.
A atleta sportinguista não participa no Nacional de corta-mato desde 2009, ano em que desistiu, depois de ter conseguido três títulos consecutivos.
Lesionada o ano passado, Jéssica ficou afastada da discussão pelo título e, agora, dá-se o regresso em pleno. Nogueira Costa considera que as expectativas em redor da prova da sua pupila são boas: "Ela estará presente e pronta para dar o melhor de si. O facto de ter sido campeã nacional de estrada não lhe dá mais do que uma vontade enorme de voltar a ser campeã. Contudo, isso apenas se poderá verificar na competição. No desporto não há garantias de vitórias", adverte.
Face à ausência, por lesão, de Dulce Félix (seis títulos, entre 2010 e 2015), a individual Carla Salomé Rocha, vencedora no ano passado, e Sara Moreira, que esteve parada algum tempo por lesão e que apenas recentemente recomeçou a treinar-se com qualidade, são os nomes a ter em conta, numa prova em que o Sporting é claramente favorito no coletivo.
"No final é que se garante o resultado, mas a Sara Moreira, embora esteja a regressar agora ao treino de qualidade, está cem por cento empenhada no esforço para sermos campeões", afirma o técnico, que também reforça essa intenção na prova masculina. "Começa a ser recorrente termos o Sporting de novo a ser falado como favorito ao título, sendo que este ano estamos em toda a força e com vontade redobrada de revalidar o título conquistado no ano passado."
Em femininos, sem Dulce Félix, o Benfica poderá não participar no crosse, como fez no Nacional de estrada, mas em masculinos está preparado para reconquistar o título perdido em 2016 para o Sporting, numa prova ganha inesperadamente por Nelson Cruz, do Clube Pedro Pessoa.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam