Política da UK Athletics obriga a que os atletas (no caso, Ben Connor) suportem parte dos custos
O atleta britânico Ben Connor, olímpico em Tóquio'2020, com recorde pessoal de 1:00:55 na meia maratona, anunciou no início desta semana a decisão de rejeitar a convocatória da Grã-Bretanha para disputar o Campeonato Europeu de estrada da próxima semana (12 e 13 de abril), devido à regra da UK Athletics que obriga os atletas a suportar em grande parte todos os custos da participação. Basicamente, para representar o seu país... Connor teria de pagar.
No caso, segundo descrito nas regras prévias de seleção, os atletas que sejam convocados terão de pagar até 1100 libras (cerca de 1300 euros), para cobrir os custos associados a voos, alojamento e outras despesas. Um valor elevadíssimo mesmo para o nível de vida britânica, mas que também mostra o estado precário a que chegaram as finanças do organismo que rege o atletismo britânico. Uma situação que levou inclusivamente os responsáveis a 'cortar' de forma radical o número de atletas chamados a grandes competições - Paris'2024 foi disso exemplo -, levando apenas aqueles que, no entender dos técnicos, têm chances reais de medalha.
"A UK Athletics está a pedir uma contribuição substancial aos atletas, que até há poucos dias era de valor desconhecido. E mesmo que se tenham oferecido para subsidiar esse valor, simplesmente sinto que isto é errado. Representar o teu país é um privilégio e no atletismo é garantido através de um processo de seleção, que nem sempre é perfeito, mas que dá a todos as mesmas chances de seleção. Representar a Grã-Bretanha não devia basear-se em quem pode ou não pagar por isso. (...) O atletismo, especialmente na estrada, é o evento de maior participação popular do Reino Unido e pedem-nos para dar o nosso melhor para representar o nosso país no palco internacional. Gostava que houve mais transparência e honestidade quando ao estado das finanças do organismo que nos tutela e como tem sido gerido para chegar a esta posição", escreveu o atleta, no Instagram.
O Europeu de estrada corre-se na próxima semana, na Bélgica, entre as cidades de Bruxelas e Leuven. Portugal anunciará amanhã a sua convocatória, que deverá contemplar oito atletas em cada distância (quatro por cada género).
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma