Em causa está o projeto "filiação por um dia" que a FPA quer implementar
A Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo (APOPA) revelou que vai impugnar a Assembleia Geral da qual saiu a decisão da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) de aplicar uma taxa a quem não é federado a partir da próxima temporada. Uma medida que está a causar bastante polémica, sendo que agora a APOPA pretende mesmo avançar com medidas legais para a travar.
Eis o comunicado da APOPA:
"A APOPA tomou conhecimento, por vias informais, da possível implementação de uma taxa a ser aplicada aos atletas. Preocupados com o impacto desta medida, que não concordamos, solicitamos, com caráter de urgência, uma reunião com a direção da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que se realizou no dia 11 de março.
Durante a reunião, manifestamos o nosso descontentamento por não termos sido previamente consultados sobre um assunto de tamanha relevância. A direção da FPA informou-nos que a aplicação da taxa ainda estava em fase de discussão.
No dia 16 de março, solicitamos formalmente a proposta ou documentação de suporte relativa à taxa. Na semana seguinte, recebemos a Ordem de Trabalhos (OT) da Assembleia Geral, sem os documentos solicitados onde, para nosso espanto, a aplicação da taxa iria ser colocado à votação. O curto prazo concedido impossibilitou a discussão do tema com os nossos associados e a elaboração de uma proposta concreta.
Face a esta situação, apresentamos um requerimento ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPA, solicitando a retirada do ponto 3 da OT, que versava sobre a referida taxa. O objetivo era permitir a discussão de uma solução fundamentada pela APOPA numa futura Assembleia Geral, num prazo de seis meses. Este requerimento foi rejeitado e não foi sequer submetido a votação.
Apresentamos, de imediato, um novo requerimento, reiterando o pedido de eliminação do ponto 3 da OT, que também foi ignorado e não levado a votação. Perante esta postura, a APOPA votou contra o referido ponto da Ordem de Trabalhos.
Em virtude das irregularidades e da falta de diálogo, a APOPA decidiu impugnar a Assembleia Geral da FPA. Sublinhamos que, até ao momento, a APOPA não foi envolvida na procura de uma solução para este problema.
A APOPA reitera o seu compromisso na defesa dos interesses dos atletas, dos Organizadores e do Atletismo em Geral e continuará a envidar esforços para que as suas preocupações sejam ouvidas e consideradas.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam