Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
O atletismo português muda de Diretor Técnico Nacional (DTN) para o ciclo olímpico Los Angeles'2028, com a entrada de Pedro Pinto para o lugar até agora desempenhado por José Barros, foi esta terça-feira anunciado pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Pedro Pinto, que desempenha também as funções de técnico nacional de saltos, passa já a partir de quarta-feira a coordenar os departamentos de Alto Rendimento, Desenvolvimento, as seleções nacionais e estará diretamente ligado com a Unidade de Saúde e Performance da FPA.
Quanto a José Barros, que vive na região do Porto, fica como coordenador do Centro de Alto Rendimento da Maia, elo de ligação à zona Norte e assessor do Departamento de Formação.
"A Direção da FPA agradece ao professor José Barros o trabalho realizado e que foi fundamental para a reestruturação do Quadro Competitivo Nacional e para o desenvolvimento dos atletas, com reflexo nos 68 recordes nacionais alcançados nos últimos nove meses e nas várias medalhas alcançadas nas competições mais importantes a nível internacional", refere a federação, na nota em que divulga a substituição.
José Barros, 62 anos, ligado à modalidade desde 1973, explicou que deixa o cargo de DTN por problemas de saúde e "pouca disponibilidade para estar com a família", situação que o levou a "demonstrar à direção da que não estava capaz de exercer o cargo, de fazer várias coisas ao mesmo tempo".
"Com muita pena, não foi bater com a porta, foi o não ser capaz de exercer as funções. Passarei a colaborar como treinador formador e, quando me pedirem opinião, lá estarei", disse José Barros, ao jornal O Jogo.
José Barros foi DTN entre 2007 e 2012 e regressou em 2024, pela mão da direção da FPA liderada por Domingos Castro.
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português