Campeão europeu e mundial de triplo salto em 2022 repete distinção
Pedro Pichardo, campeão europeu e mundial de triplo salto em 2022, e Auriol Dongmo, campeã mundial em pista coberta de lançamento do peso, foram eleitos Atletas do Ano pelo CNID, anunciou esta sexta-feira a Associação dos Jornalistas de Desporto.
Pichardo, de 29 anos, natural de Cuba, repete a distinção recebida no ano passado, enquanto Dongmo, de 32 anos, natural dos Camarões, sucede a Patrícia Mamona, na sequência da votação que decorreu durante os últimos sete dias, promovida pelo CNID.
O atleta do Benfica, que em 2022 conquistou também uma medalha de prata nos Mundiais em pista coberta, superiorizou-se ao nadador Diogo Ribeiro e ao canoísta Fernando Pimenta, segundo e terceiro atletas com maior número de votos, respetivamente.
Dongmo, atleta do Sporting, que em 2022 se sagrou ainda vice-campeã da Europa e terminou em quinto lugar nos Mundiais, venceu claramente a votação no setor feminino, à frente da ciclista Maria Martins, segunda classificada, e da judoca Bárbara Timo, terceira.
O CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto observou que "os melhores atletas deste ano não nasceram no país e são naturalizados", o que atribui a "um sinal dos tempos, seguramente".
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal