É constituído por Armand Duplantis, Jakob Ingebrigtsen e Miltiadis Tentoglou
Pedro Pichardo, campeão da Europa e do mundo do triplo salto, ficou fora dos três finalistas para atleta do ano da European Athletics, que juntou o sueco Armand Duplantis, o norueguês Jakob Ingebrigtsen e o grego Miltiadis Tentoglou.
O português Pichardo, que também é campeão olímpico, esteve nos 10 pré-selecionados, contudo não integra o trio candidato ao prémio na cerimónia anual a realizar em 22 de outubro em Talin, Estónia, onde se conhecerá o sucessor do norueguês Karsten Warholm, campeão mundial e olímpico e recordista mundial dos 400 metros barreiras.
No salto à vara, Armand Duplantis melhorou os seus recordes do mundo indoor e ao ar livre, fixando o primeiro em 6,20 metros, em Belgrado, e o segundo em 6,21, nos Mundiais de Oregon, no seu quinto recorde mundial.
Nas 19 competições nas quais participou, ultrapassou a marca dos seis metros em 16 delas.
Aos 21 anos, Jakob Ingebrigtsen perdeu os 1.500 metros dos Mundiais para o britânico Jake Wightman, contudo dias depois surpreendeu ao levar o ouro nos 5.000 metros.
Posteriormente, nos Europeus de Munique, garantiu o ouro nos 1.500 e 5.000 metros, passando a somar oito títulos europeus seniores, entre o indoor e ao ar livre.
O grego Miltiadis Tentoglou, de 24 anos, destacou-se ao fazer o mais longo salto em comprimento do mundo indoor em mais de uma década, com 8,55 metros que o colocam como o sexto de todos os tempos.
Ao ar livre, após ter perdido o título mundial para o chinês Wang Jianen, em Eugene, recuperou duas semanas mais tarde o cetro europeu com o recorde dos campeonatos em 8,52 metros.
No setor feminino, a honra de suceder à holandesa Sifan Hassan, campeã olímpica em Tóquio2020 nos 5.000 e 10.000 metros e bronze nos 1.500, vai caber à corredora sua compatriota Femke Bol, especialista nos 400 metros, à saltadora em altura ucraniana Yaroslava Mahuchikh ou a belga Nafissatou Thiam que se notabiliza no heptatlo.
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom