Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Repórter questionou se o triplista português ainda se sente com capacidade para saltar 18 metros
Seguir Autor:
A final do triplo salto do Europeu de Roma apenas acontecerá na terça-feira, mas o ambiente parece estar a aquecer nos bastidores, com um foco claro na luta entre Pedro Pichardo e Jordan Díaz. Dois cubanos de nascença, que agora defendem as cores de Portugal e Espanha e que são vistos como os nomes únicos para a luta pelo ouro. Ora, a imprensa espanhola decidiu, após a qualificação, ouvir ambos e Pichardo deixou algumas palavras fortes.
"Não sei se a luta pelo ouro será entre o Jordan Díaz e eu. Tens de perguntar-lhe. O campeão sou eu, por isso pergunta-lhe a ele. Há saltadores jovens e estão muito fortes, o triplo tem um grande nível atualmente", reconheceu o português, que depois pareceu levar como desafio uma questão feita por um jornalista espanhol sobre se ainda se via capaz de saltar 18 metros ou se sentia que esse comboio tinha passado. A resposta foi clara: "Como te chamas? Na terça-feira à noite dizes-me se estou ou não capaz de saltar 18 metros".
Relacionada
Por referência, Pichardo não supera a barreira dos 18 metros desde 2015, quando ainda como cubano chegou aos 18.08 metros. De lá para cá, conseguiu em 2021 aproximar-se com os 17.98 metros de 2021, que lhe valeram o título olímpico. Esta época, depois de uma paragem algo prolongada, tem 17.51 metros como melhor marca, feita em Xiamen, na China. Já este domingo, na qualificação de Roma, saltou de entrada 17.48 metros, contra os 17.52 de Díaz.
Questionado sobre as palavras do português, o espanhol aceitou o 'desafio'. "Que os salte. Eu saltarei 18.01 metros e está feito!", atirou entre risos o jovem de 23 anos, que participa neste Europeu depois da World Athletics ter antecipado a sua autorização para mudar de país a nível internacional (inicialmente apenas poderia fazê-lo nos Jogos Olímpicos).
De resto, o jovem espanhol assumiu que nunca falou com o português mas garante que não há qualquer 'pique' entre ambos. "Nunca nos falamos. Ele é um pouco peculiar, é o que há. Eu não tenho nenhum problema com ninguém. Ele tem a sua forma de ser, eu a minha".
Uma publicação partilhada por European Athletics (@europeanathletics)
Tsigie Gebreselama encabeça a elite feminina. A masculina, com Kiplimo à cabeça, tem uma profundidade incrível
Portuguesa bateu o recorde europeu dos 2.000 metros em pista coberta
Prova vai realizar-se este fim de semana pela 35.ª
Maratonista partilha imagens na capital portuguesa
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Treinador do Al Rayyan diz ser "um desafio manter a calma": "Estamos expostos a tudo e não controlamos nada"