Pichardo 'picado' com jornalista espanhol: «Na terça-feira dizes-me se estou ou não capaz...»

Repórter questionou se o triplista português ainda se sente com capacidade para saltar 18 metros

• Foto: European Athletics

A final do triplo salto do Europeu de Roma apenas acontecerá na terça-feira, mas o ambiente parece estar a aquecer nos bastidores, com um foco claro na luta entre Pedro Pichardo e Jordan Díaz. Dois cubanos de nascença, que agora defendem as cores de Portugal e Espanha e que são vistos como os nomes únicos para a luta pelo ouro. Ora, a imprensa espanhola decidiu, após a qualificação, ouvir ambos e Pichardo deixou algumas palavras fortes.

"Não sei se a luta pelo ouro será entre o Jordan Díaz e eu. Tens de perguntar-lhe. O campeão sou eu, por isso pergunta-lhe a ele. Há saltadores jovens e estão muito fortes, o triplo tem um grande nível atualmente", reconheceu o português, que depois pareceu levar como desafio uma questão feita por um jornalista espanhol sobre se ainda se via capaz de saltar 18 metros ou se sentia que esse comboio tinha passado. A resposta foi clara: "Como te chamas? Na terça-feira à noite dizes-me se estou ou não capaz de saltar 18 metros".

Por referência, Pichardo não supera a barreira dos 18 metros desde 2015, quando ainda como cubano chegou aos 18.08 metros. De lá para cá, conseguiu em 2021 aproximar-se com os 17.98 metros de 2021, que lhe valeram o título olímpico. Esta época, depois de uma paragem algo prolongada, tem 17.51 metros como melhor marca, feita em Xiamen, na China. Já este domingo, na qualificação de Roma, saltou de entrada 17.48 metros, contra os 17.52 de Díaz.

Questionado sobre as palavras do português, o espanhol aceitou o 'desafio'. "Que os salte. Eu saltarei 18.01 metros e está feito!", atirou entre risos o jovem de 23 anos, que participa neste Europeu depois da World Athletics ter antecipado a sua autorização para mudar de país a nível internacional (inicialmente apenas poderia fazê-lo nos Jogos Olímpicos).

De resto, o jovem espanhol assumiu que nunca falou com o português mas garante que não há qualquer 'pique' entre ambos. "Nunca nos falamos. Ele é um pouco peculiar, é o que há. Eu não tenho nenhum problema com ninguém. Ele tem a sua forma de ser, eu a minha".


Uma publicação partilhada por European Athletics (@europeanathletics)

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Atletismo Notícias
Notícias Mais Vistas