Omar Elkhatib foi inicialmente desqualificado nos 400 metros mas protesto verde e branco foi aceite e permitiu aos leões terminarem o primeiro dia na liderança
A coordenadora de atletismo do Benfica mostrou-se inconformada com a decisão favorável a um protesto do Sporting, que fez com que os leões terminassem a primeira jornada do Nacional de clubes em pista curta na liderança masculina.
"Isto agora vale tudo? Há umas regras e regulamentos para o Sporting e há outro para as outras equipas? Perante isto, já não conhecemos as regras do atletismo porque amanhã a regra pode mudar outra vez", disse Ana Oliveira à Lusa, já depois de os encarnados terem sido desapossados da liderança masculina após um protesto dos 'leões'.
Relacionadas
Em causa está a desqualificação do leão Omar Elkhatib nos 400 metros, por inscrição tardia, numa decisão que dava a liderança ao Benfica. No entanto, o Sporting protestou, viu o mesmo ser aceite e subiu ao primeiro lugar, com 38, mais um do que os 'encarnados'.
Omar Elkhatib, que, na competição, foi o mais rápido nas duas voltas à pista, tinha sido inscrito em substituição do recordista nacional João Coelho, que se lesionou no aquecimento para a prova, daí o provimento da contestação 'leonina'.
"Hoje, mais uma vez, a regra e o regulamento mudaram. Não sei porquê, se houve pressão, influência... Vimos que o atleta do Sporting foi mal substituído, de acordo com o regulamento, uma vez que já tinha aberto a câmara de chamada", afirmou a responsável, sublinhando "não haver transparência nestes casos".
A coordenadora foi mais longe e disse mesmo tratar-se de uma "falta de respeito" pelos clubes e atletas e que, "pelos vistos, as regras são de acordo com a cor das camisolas".
Confrontada com uma reação por parte do Benfica, Ana Oliveira disse "estar a ser ponderada", sublinhando a necessidade de "haver um sinal".
No final da primeira jornada, o Sporting lidera as classificações masculinas e femininas dos Nacionais de Clubes de atletismo em pista curta, e, de acordo com o responsável 'leonino', foi reposta a "verdade".
"Tentamos fazer a troca dentro do devido tempo. Esta foi aceite pelos juízes e, a partir daí, o atleta correu e venceu. Este campeonato vai sempre ser disputado até ao fim e o que mais queremos é ganhar dentro da pista. A nossa forma de estar no desporto é tentarmos ser os melhores e ficamos felizes pela verdade desportiva", asseverou Paulo Reis.
Sobre o desfecho da primeira jornada, o responsável técnico 'verde e branco' fala de uma jornada positiva. "Tivemos alguns problemas, mas a realidade é que demos uma excelente resposta. Vínhamos para este campeonato com o objetivo de vencer e estarmos à frente é sempre melhor, sabendo que há ainda muito trabalho a fazer", concluiu.
A segunda e decisiva jornada realizar-se-á este domingo, novamente na Expocentro, em Pombal, e o Sporting parte na frente para ser coroado campeão.
Refira-se que o Benfica reconquistou em 2024 a 'dobradinha' nos Nacionais em pista curta, colocando fim a um ciclo de 13 vitórias seguidas do Sporting no feminino.
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Campeã olímpica de 67 anos terminou a corrida em 17 minutos e 10 segundos
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México