Pichardo, de 32 anos, tornou-se o único português com dois títulos de campeão do mundo de atletismo
O Presidente da República felicitou esta sexta-feira o atleta português Pedro Pablo Pichardo pela conquista da medalha de ouro na prova do triplo salto dos Mundiais Tóquio2025, "mais uma enorme demonstração da sua dedicação e perseverança desportiva".
Pichardo, de 32 anos, tornou-se o único português com dois títulos de campeão do mundo de atletismo - repetindo o triunfo de Oregon2022 -, ao vencer a final com um salto de 17,91 metros, no mesmo estádio em que alcançou o ouro olímpico em 2021.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda vivamente Pedro Pichardo pelo notável triunfo e conquista da medalha de ouro do triplo salto, nos Campeonatos do Mundo de atletismo que se realizam em Tóquio, no Japão, em mais uma enorme demonstração da sua dedicação e perseverança desportiva", assinala a mensagem da Presidência da República.
A 25.ª medalha portuguesa em Mundiais, a segunda em Tóquio2025, depois do triunfo de Isaac Nader nos 1.500 metros, foi assegurada no sexto e último sexto salto de Pichardo, a 17,91 metros, a melhor marca do ano, à frente do italiano Andrea Dallavalle e do cubano Lázaro Martínez, segundo e terceiro classificados, respetivamenmte.
"Num concurso repleto de emoção, o atleta nacional, com um memorável e extraordinário salto, 'voou' para o lugar mais alto do pódio, tornando-se o primeiro português bicampeão mundial de atletismo, deixando o Presidente da República e todos os portugueses orgulhosos com a sua vitória", observou Marcelo Rebelo de Sousa.
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo