Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Recordista mundial da maratona morreu este domingo num acidente de viação
Seguir Autor:
O Presidente do Quénia, William Ruto, lamentou esta segunda-feira a morte do jovem atleta queniano Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, num acidente de viação, considerando-se um dos melhores desportistas do mundo.
"Kelvin Kiptum era uma estrela. Possivelmente um dos melhores desportistas do mundo que rompeu barreiras para conseguir um recorde na maratona", disse o Presidente do Quénia na rede social X (antigo Twitter), recordando que o atleta só tinha 24 anos.
Relacionadas
A morte do jovem atleta queniano Kelvin Kiptum causou este domingo um enorme choque no Quénia, que reagiu com inúmeras demonstrações de consternação e homenagens.
"Kiptum era o nosso futuro. Um atleta extraordinário deixou uma marca extraordinária no mundo. Os nossos pensamentos estão com a família e a fraternidade desportiva. Que descanse em paz", acrescentou William Ruto.
A primeira-dama do país, Rachel Ruto, declarou-se "de coração partido" pela morte da atleta, que descreveu como "um símbolo de resiliência, de trabalho árduo e do espírito indomável do povo queniano".
Por sua vez, o vice-presidente do país, Rigathi Gachagua, descreveu a morte do atleta como uma "grande perda", "uma estrela incrível [que] ergueu bem alto a bandeira queniana, trazendo glória à nação".
No acidente, ocorrido no domingo à noite, morreu também o treinador do corredor.
"A World Athletics lamenta profundamente a notícia da morte do recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum, que morreu num acidente de viação, aos 24 anos. O seu treinador, Gervais Hakizimana, que estava no carro com Kiptum, também morreu no acidente", revela o organismo que rege o atletismo mundial.
Kelvin Kitpum era um dos valores emergentes do atletismo mundial, tendo-se estreado na maratona com o tempo de 2:01.53 horas, em dezembro de 2022, para, menos de um ano depois, na sua terceira maratona, alcançar o recorde do mundo, fixando-o em 2:00.35. Foi o primeiro a correr abaixo das duas horas e um minuto.
Kelvin Kiptum was a star. Arguably one of the world’s finest sportsmen who broke barriers to secure a marathon record.
— William Samoei Ruto, PhD (@WilliamsRuto) February 12, 2024
He was only 24 yet, as a hero, triumphed in Valencia, Chicago, London and in other top competitions. His mental strength and discipline were unmatched. Kiptum… pic.twitter.com/Ff7nild1CG
Tatjana Pinto e Lorène Bazolo ficaram em 3.º e 5.º nos 60 metros, respetivamente
Prova foi integrada na Maratona do Funchal
Atleta do Sp. Braga revalidou título nacional de 10 km uma semana depois do recorde nacional
Atleta do Sporting conquistou nacional de 10 quilómetros
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira