A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) voltou atrás na sua decisão de basear nos rankings mundiais a qualificação dos atletas para os Mundiais de Doha 2019, voltando ao sistema de mínimos.
Tentando aproveitar a abertura da venda de bilhetes para os Mundiais de atletismo em Doha em 2019, a IAAF anunciou um retrocesso no sistema de qualificação para os atletas, dando seguimento a muitas preocupações apresentadas por muitos agentes da modalidade, dada a incerteza de que os rankings mundiais dariam as mesmas oportunidades aos atletas.
A Liga Diamante foi o exemplo dado, já que apenas alguns atletas conseguem ter acesso, sendo esses meetings um segundo patamar de pontuação, logo depois de Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais.
Assim, o Conselho da IAAF aprovou o regresso ao antigo sistema de qualificação por mínimos (que serão divulgados em 3 ou 4 de dezembro), como prioridade para se qualificar para os mundiais. Outra oportunidade de acesso é oferecida aos campeões continentais dos anos de 2018 e 2019 (contudo, os campeões de 10.000, 3.000 obstáculos, provas combinadas, saltos e lançamentos ficam de fora deste acesso).
Também os vencedores da Liga Diamante de 2019 e os líderes dos cChallenge's" de martelo, marcha atlética e provas combinadas terão acesso aos Mundiais. Para preenchimento das quotas de participação, serão convidados atletas de acordo com a sua presença nos 'rankings'
O Conselho da IAAF também concordou em introduzir o novo sistema de classificação mundial como planeado para a temporada de 2019 para que todos os atletas e federações possam acompanhar o sistema de classificação mundial em tempo real.
"Acreditamos que manter o sistema de qualificação existente é a melhor solução para Doha 2019, porque dá aos nossos atletas, treinadores e federações a certeza do que precisam neste momento para se prepararem para os campeonatos mundiais. Acreditamos que, quando todos entenderem o sistema de classificação mundial, estarão confiantes na sua introdução como o sistema de qualificação para futuros campeonatos", disse Sebastian Coe, presidente da IAAF.
Serão válidos para os mínimos todos os resultados alcançados entre 7 de setembro deste ano e o dia 6 de setembro de 2019.
O Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF será realizado em Doha, no Qatar, de 27 de setembro a 6 de outubro de 2019.
Qualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam