Atleta cabo-verdiano radicado em Portugal entra pelas quotas da universalidade
A pouco mais de três meses da disputa da maratona dos Jogos Olímpicos de Paris'2024, a World Athletics fez esta quarta-feira uma derradeira atualização da plataforma Road to Paris, na qual consta o nome de Samuel Freire como um dos atletas apurados via vagas de universalidade, atribuídas aos países que não têm qualquer atleta qualificado para os Jogos Olímpicos deste ano (na maratona masculina são 11 os atletas a entrar por esta via).
Há muito radicado em Portugal, Freire irá competir por Cabo Verde, o seu país de nascimento, mercê de performance na Maratona de Sevilha, onde se estreou na distância com 2:11:01 horas. Uma marca mais lenta do que o registo de qualificação direto (2:08:10), mas que lhe permite a qualificação por estar dentro do mínimo B (2:12:30) - poderia também ser elegível ao estar como melhor caboverdiano no ranking de corridas de estrada da World Athletics.
Curiosamente, Samuel Freire competirá nos Jogos Olímpicos de Paris com o estatuto de campeão português em título dos 10.000 metros, já que possui dupla nacionalidade e venceu a prova disputada nas Caldas da Rainha em abril. Uma competição na qual levou a melhor sobre o colega de treino Samuel Barata, que também irá aos Jogos Olímpicos, tal como Susana Godinho, os únicos portugueses qualificados para a maratona de Paris.
Ao todo, segundo os números apresentados pela World Athletics, na maratona masculina irão competir 81 homens (70 por marca e 11 por vagas de universalidade) e 97 mulheres (88 por marca e 9 por vagas de universalidade).
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo