Português foi 9.º no salto em comprimento de Lausana, numa prova em péssimas condições
Não correu da melhor forma a estreia de Gerson Baldé na Diamond League, o circuito de atletismo mais importante do mundo. O atleta português, de 25 anos, foi 9.º no salto em comprimento do Meeting de Lausana, com uns modestos 7.37 metros como melhor marca registada nas três tentativas que teve ao seu dispor.
Um registo longe do seu melhor - tem 8.20 metros de recorde pessoal -, que se explica essencialmente pelas péssimas condições meteorológicas em Lausana, com uma chuva persistente que deixou a pista e a zona dos saltos totalmente impraticável. De tal forma que, dos 9 atletas presentes, nenhum conseguiu sequer passar dos 7.90 metros. O vencedor, o usbeque Anvar Andarov, fez apenas 7.84 metros.
De resto, o mau tempo dificultou também a obtenção de boas marcas nas outras provas, com o registo de Keely Hodgkinson (1:55.69 nos 800 metros - um recorde do meeting) e ainda os 9.87 de Oblique Seville (9.87 segundos nos 100 metros) a serem as únicas exceções.
A Diamond League segue agora para Bruxelas, onde na sexta-feira decorre o derradeiro meeting antes da final. Isaac Nader, Salomé Afonso (ambos nos 1.500 metros) e Leandro Ramos (lançamento do dardo) serão os portugueses presentes.
Atleta portuguesa só foi superada pela russa Iuliia Abubiakirova
Antigo velocista anda pelas ruas de Sherwood Content a apoiar compatriotas
Entrevista ao vice-presidente para as modalidades do Benfica durante 14 anos
Atleta português concluiu a prova em pouco mais de 32 minutos