A votação está em curso nas redes sociais da organização até 2 de novembro
A World Athletics anunciou esta 2.ª feira os nomeados para os prémios do ano de atleta feminino e masculino de estrada, que serão entregues durante a cerimónia dos World Athletics Awards 2025.
A votação, que determinará os finalistas de cada categoria, já está em curso nas principais plataformas de redes sociais da organização, incluindo Facebook, Instagram e X, e decorrerá até 2 de novembro.
Entre os atletas nomeados, Tigst Assefa (Etiópia), vice-campeã mundial da maratona e vencedora da Maratona de Londres, é uma das favoritas, numa lista em que consta ainda a holandesa Sifan Hassan, vencedora da Maratona de Sydney e terceira classificada na Maratona de Londres.
A lista feminina contempla ainda Peres Jepchirchir (Quénia), cinco vezes campeã mundial da maratona, Agnes Ngetich (Quénia), que bateu o recorde mundial dos 10 quilómetros (apenas para mulheres), e Maria Pérez (Espanha), campeã mundial em duas distâncias da marcha (20 quilómetros e 35 quilómetros).
Entre os nomeados masculinos, o brasileiro Caio Bonfim destaca-se pelo título mundial de marcha de 20 quilómetros e pela medalha de prata nos 35 quilómetros, bem como Evan Dunfee (Canadá), que estabeleceu o recorde mundial da marcha nos 35 quilómetros, e Yomif Kejelcha (Etiópia), líder mundial nos 5 e 10 quilómetros.
Sebastian Sawe (Quénia), vencedor das maratonas de Londres e Berlim, e Alphonce Simbu (Tanzânia), campeão mundial da maratona e vice-campeão em Boston, completam a lista dos nomeados.
A votação está em curso nas redes sociais da organização até 2 de novembro
Triunfos africanos em mais um dia de festa na capital
Queniano Zablon Chumba e a etíope Abebech Afework Bekele foram os mais fortes
Limite de 12.500 atletas inscritos nas duas principais provas da 21.ª edição foi atingido
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus