Atilano, 137.º do ranking mundial, não foi feliz no sorteio de Madrid, pois vai encontrar o francês Toma Júnior Popov, número 28 da mesma hierarquia.
O pentacampeão nacional de badminton, Bernardo Atilano, apresenta-se, a partir de terça-feira, nos Europeus de Madrid apostado em comprovar a sua melhoria de desempenho e sempre com a estreia em Jogos Olímpicos no pensamento.
"Falhei Tóquio2020 por quatro lugares. Passei semanas difíceis e questionei as minhas capacidades, mas sou teimoso e apaixonado, pelo que quero estar em Paris2024. A qualificação começa em maio de 2023 e quero tentar atingir o melhor nível possível para daqui a um ano começar a fazer pontos", vincou, em declarações à agência Lusa.
Atilano, 137.º do ranking mundial, não foi feliz no sorteio de Madrid, pois vai encontrar o francês Toma Júnior Popov, número 28 da mesma hierarquia. "O sorteio não foi muito benéfico, mas vou lutar por cada ponto e tentar o melhor. O meu grande objetivo será discutir o jogo contra um adversário que está a jogar muito bem e é top-30 do mundo. Quero pôr em prática aquilo que tenho treinado", disse, garantindo estar "física e mentalmente bem".
Bernardo Atilano revelou que, após reflexão com o seu treinador, para este novo ciclo olímpico foram introduzidas várias "melhorias" à sua preparação, desde procurar maior intensidade nos treinos, ter melhores volantes nas sessões e trabalhar com um grupo "bastante unido e de boa qualidade".
Paralelamente, para continuar a evoluir, vai procurar fazer estágios em "países fortes" no badminton, destacando França, Países Baixos e Dinamarca.
Nestes europeus, o atleta estará acompanhado de Sónia Gonçalves, 177.ª do ranking mundial, que também competirá em pares femininos, neste caso com a irmã Adriana, que é 133.ª do mundo. "Acho que, como eu, podem discutir os jogos, pois são bastante trabalhadores e esforçadas, por isso estou certo que irão dar o melhor delas também", disse.
Sónia Gonçalves vai ter como adversária a ucraniana Maria Ulitina, mais cotada, em 59.ª da hierarquia, enquanto na prova de pares femininos as rivais serão as italianas Martina Corsini e Judith Mair.
Os europeus de badminton começam na segunda-feira em Madrid, mas os três portugueses entram em prova somente na terça-feira.
Prova decorre em Istambul, Turquia
Dumindu Abeywickrama bateu o português
Suíça Dounia Pelupessy afastou a portuguesa
Na próxima ronda, a portuguesa vai defrontar a suíça Dounia Pelupessy, segunda cabeça de série do torneio
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam