Jogadora espanhola de badminton é ainda a única desportista tricampeã do mundo na modalidade
A jogadora espanhola de badminton Carolina Marín, três vezes campeã mundial da modalidade, venceu o Prémio Princesa das Astúrias do Desporto de 2024, anunciou esta quarta-feira o júri.
Carolina Marín, nascida em Huelva, no sul de Espanha, em 1993, foi campeã olímpica de badminton em 2016, sendo a primeira e única desportista não asiática a conquistar este título, como destacou o júri do Prémio Princesa das Astúrias.
É ainda a única desportista tricampeã do mundo nesta modalidade (2014, 2015 e 2018), heptacampeã da Europa e "a primeira europeia que conseguiu dois títulos mundiais consecutivos (2014 e 2015)", acrescentou o júri, num comunicado divulgado pela Fundação Princesa das Astúrias, que atribui os prémios.
Marín converteu-se em 2014 na primeira desportista não asiática a entrar no top 10 mundial de badminton.
O Prémio Princesa das Astúrias do Desporto foi atribuído no ano passado ao maratonista queniano Eliud Kipchoge e, em edições anteriores, distinguiu nomes e entidades como a Fundação Olímpica para os Refugiados e a Equipa Olímpica de Refugiados; a esquiadora norte-americana Lindsey Vonn; a seleção de râguebi da Nova Zelândia; a Maratona de Nova Iorque; a seleção espanhola masculina de futebol; o tenista Rafael Nadal ou o piloto de Formula 1 Michael Schumacher
Nas últimas duas semanas, a Fundação Princesa das Astúrias anunciou a atribuição do Prémio das Artes 2024 ao músico Joan Manuel Serrat e do Prémio de Comunicação e Humanidades à realizadora, desenhadora e ativista iraniana Marjane Satrapi.
Nos próximos dias, serão anunciados os prémios nas áreas das Ciências Sociais, Letras, Cooperação Internacional, Investigação Científica e Técnica e Concórdia.
Cada um dos prémios tem um valor monetário de 50.000 euros e a cerimónia de entrega decorrerá em outubro, em Oviedo, no norte de Espanha.
Dumindu Abeywickrama bateu o português
Suíça Dounia Pelupessy afastou a portuguesa
Na próxima ronda, a portuguesa vai defrontar a suíça Dounia Pelupessy, segunda cabeça de série do torneio
Enquanto Bruno Carvalho e Diogo Glória saíram derrotados frente a par húngaro
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma